PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Intersecção entre surdez e racismo é abordada no Festival de Culturas Surdas, do Itaú Cultural

Organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, o evento trata da multiculturalidade nessa comunidade e exibe vídeo poesias em imagens e Libras

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na foto, Edinho dos Santos, que mediará as mesas do festival. Ele está falando em Libras com um fundo preto ao fundo.

Imagem de divulgação. Na foto, Edinho dos Santos, que mediará as mesas do festival. Ele está falando em Libras com um fundo preto ao fundo.

8 de agosto de 2021

Entre os dias 9 e 13 de agosto, o Itaú Cultural realiza uma nova edição do Festival de Culturas Surdas, com mesas de conversa e programação artística, sempre com início às 19h e transmissão ao vivo no Youtube da organização. 

O tema central, neste ano, é a multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo. Todas as mesas são mediadas por Edinho dos Santos, poeta surdo, slamer e educador da instituição. Elas são acessíveis em Libras e contam com legendagem e interpretação para o português.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Festival é organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, visando o protagonismo do sujeito surdo e a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade, tanto no universo das artes e da cultura, como na esfera social, reafirmando a luta por direitos e reconhecimento dessa parcela da população brasileira. 

Programação artística

A programação artística abre e fecha as mesas com vídeo poesias, linguagem artística utilizada pela comunidade surda através dos elementos do audiovisual para incrementar a apresentação de uma poesia em língua de sinais e ficarão disponíveis para visualização, no site do Itaú Cultural, até o dia 22 de agosto. 

Os trabalhos serão apresentados pela poeta e professora Renata Freitas e o Coletivo Mão Dupla, que transita entre a língua de sinais e as artes visuais. O grupo é formado por artistas surdos e ouvintes que desenvolvem uma pesquisa e prática artística por meio da visualidade. 

A programação completa pode ser encontrada no site do Itaú Cultural

Serviço: 

O que? Festival de Culturas Surdas

Quando? De 9 a 13 de agosto (segunda-feira a sexta-feira)

Onde? Canal do Itaú Cultural no Youtube

Confira também:

‘Doutor Gama’: filme sobre a vida do abolicionista estreia nesta quinta

“Desafiou a ideia de quem podia ser escritor no país”, diz curadora de exposição sobre Carolina Maria de Jesus

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano