PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Livro sobre Lélia Gonzalez será lançado no Rio de Janeiro

17 de agosto de 2018

“Lélia Gonzalez – Primavera para as Rosas Negras” retrata trajetória do ícone cultural da literatura brasileira; lançamento, que terá também mesa de debates, acontecerá sábado (18)

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Após ter sido lançada em São Paulo, em 22 de julho, a obra “Lélia Gonzalez – Primavera para as Rosas Negras”, será lançada no Museu da Escravidão e da Liberdade, no Rio de Janeiro, no próximo sábado (18).

Organizado de modo autônomo e independente pela UCPA (União dos Coletivos Panafricanistas), o livro consiste em coletânea de textos, entrevistas e depoimentos feitos em vida pela intelectual, que se tornou um dos cânones da produção cultural afro-brasileira.

Além disto, trata-se de produção pioneira, pois não há obras sobre Lélia Gonzalez com este teor no mercado literário brasileiro, tem como objetivo combater a invisibilização da história negra brasileira e a colonização do pensamento social.

Lélia Gonzalez além do livro

O evento de lançamento de “Lélia Gonzalez – Primavera para as Rosas Negras” terá também bate-papo sobre a vida e obra da intelectual. O debate contará com participações de Raquel Barreto, pesquisadora, historiadora, doutoranda e especialista sobre a obra de Lélia Gonzalez; Elizabeth Viana, pesquisadora, ativista, fundadora do NZINGA – Coletivo de Mulheres Negras, primeiro grupo neste formato de mulheres negras no Brasil, NZINGA – Coletivo de Mulheres Negras; e Tuana Patiara, integrante da UCPA, amiga e companheira de luta de Lélia Gonzalez.

A atividade terá também pocket show feito pelo poeta, cineasta e ativista Akins Kintê.

Onde será?

O lançamento de “Lélia Gonzalez – Primavera para as Rosas Negras” acontecerá sábado (18), às 16h, no Museu da Escravidão e da Liberdade (rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, Rio de Janeiro).

 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano