Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Livro sobre lideranças negras e femininas nas periferias é lançado em São Paulo

Obra dá visibilidade às mulheres negras protagonistas no combate às injustiças sociais nas periferias

11 de fevereiro de 2020

A trajetória de mulheres negras protagonistas nas conquistas de direitos nas periferias é tema do livro “Negras Lideranças: mulheres ativistas da periferia de São Paulo”, de Eliete Edwiges Barbosa. O evento de lançamento será nesta quarta-feira (12), na Fundação Marielle Franco, em Campos Elíseos, no centro da capital paulista.

A obra, publicada pela Editora Dandara, é resultado da dissertação de mestrado de Eliete Barbosa no curso de Psicologia Social da PUC-SP. Ao longo das 132 páginas, a autora busca dar visibilidade às mulheres negras que atuam nos movimentos de periferias e surgem no calor das injustiças sociais como a falta de acesso à educação, moradia e saúde e muitas vezes não têm reconhecimento nos espaços de destaque da ação política.

O evento de lançamento conta com uma mesa de debates com a autora Eliete Barbosa e a professora universitária e ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, que escreveu o prefácio da obra.

“Vejo o livro da Eliete como um mergulho numa reflexão que aponta para estratégias de ação comprometidas com a vida digna das mulheres negras e de todos impedidos de vivenciarem seus direitos”, descreve Matilde Ribeiro.

Participam também a pós-doutora em comunicação pela USP, Rosane Borges, e o professor da PUC-SP, Salvador Sandoval, orientador da pesquisa que deu origem ao livro.

Autora com vivência nos movimentos sociais

Mestre e doutoranda em Psicologia Social pela PUC-SP, Eliete Edwiges Barbosa possui experiência na área de serviço social, especialmente em projetos habitacionais e de reurbanização de áreas degradadas, movimentos populares, políticas públicas, multiculturalismo e relações raciais. Atualmente, a escritora é professora do curso de Cultura, Educação e Relações étnico-raciais na USP.

Serviço:

Lançamento do livro “Negras Lideranças: mulheres ativistas da periferia de São Paulo”

Data: 12 de fevereiro, quarta-feira, às 19h

Endereço: Fundação Marielle Franco | Alameda Barão de Limeira, 1.400, Campos Elíseos, São Paulo – SP.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano