A trajetória de mulheres negras protagonistas nas conquistas de direitos nas periferias é tema do livro “Negras Lideranças: mulheres ativistas da periferia de São Paulo”, de Eliete Edwiges Barbosa. O evento de lançamento será nesta quarta-feira (12), na Fundação Marielle Franco, em Campos Elíseos, no centro da capital paulista.
A obra, publicada pela Editora Dandara, é resultado da dissertação de mestrado de Eliete Barbosa no curso de Psicologia Social da PUC-SP. Ao longo das 132 páginas, a autora busca dar visibilidade às mulheres negras que atuam nos movimentos de periferias e surgem no calor das injustiças sociais como a falta de acesso à educação, moradia e saúde e muitas vezes não têm reconhecimento nos espaços de destaque da ação política.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O evento de lançamento conta com uma mesa de debates com a autora Eliete Barbosa e a professora universitária e ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, que escreveu o prefácio da obra.
“Vejo o livro da Eliete como um mergulho numa reflexão que aponta para estratégias de ação comprometidas com a vida digna das mulheres negras e de todos impedidos de vivenciarem seus direitos”, descreve Matilde Ribeiro.
Participam também a pós-doutora em comunicação pela USP, Rosane Borges, e o professor da PUC-SP, Salvador Sandoval, orientador da pesquisa que deu origem ao livro.
Autora com vivência nos movimentos sociais
Mestre e doutoranda em Psicologia Social pela PUC-SP, Eliete Edwiges Barbosa possui experiência na área de serviço social, especialmente em projetos habitacionais e de reurbanização de áreas degradadas, movimentos populares, políticas públicas, multiculturalismo e relações raciais. Atualmente, a escritora é professora do curso de Cultura, Educação e Relações étnico-raciais na USP.
Serviço:
Lançamento do livro “Negras Lideranças: mulheres ativistas da periferia de São Paulo”
Data: 12 de fevereiro, quarta-feira, às 19h
Endereço: Fundação Marielle Franco | Alameda Barão de Limeira, 1.400, Campos Elíseos, São Paulo – SP.