PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Luta de mulheres periféricas por moradia é retratada em exposição no Rio de Janeiro

Mostra é inspirada na vivência do artista visual Jabim Nunes no Assentamento de Mulheres na década de 1990
Obra de Jabim Nunes retrata as casas agrupadas na periferia do Rio de Janeiro.

Foto: Flavio Salgado / Divulgação

17 de julho de 2024

A mostra “Ocupação”, do artista visual Jabim Nunes, entra em cartaz a partir desta quarta-feira (17), no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio de Janeiro. A exposição inspirada na vivência que ele teve no Assentamento de Mulheres, em Mesquita, na periferia carioca, em meados da década de 1990. 

Em exibição até 31 e agosto, a exposição foi idealizada pelo artista durante o isolamento devido à pandemia de Covid-19. Após o confinamento, ele revisitou a antiga área de ocupação das mulheres para coletar fragmentos de móveis, janelas, portas e telhados, selecionando os materiais pela qualidade, textura e cor.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com curadoria de Osvaldo Carvalho, a mostra é composta por três séries inéditas abrigadas nas instalações “Terra Batida”, “Assentamento” e “Complexo”. A primeira parte reúne 17 esculturas que simboliza a construção e transformação da vida das mulheres, de modo a destacar a força e a resiliência da comunidade na luta por moradia.

A segunda série é influenciada pelo antropólogo norte-americano e escultor pós-minimalista Richard Nonas. Ela se caracteriza pela imersão na monocromia e na beleza rústica da madeira. Nesta série, o artista mostra um profundo respeito pela tradição artesanal, valorizando as qualidades únicas que a madeira oferece para a transformação e a criação artística resultante.

Por fim, a série “Complexo” evoca um universo urbano, retratando moradias de traços simples e autênticos que homenageiam a arquitetura resiliente dos morros cariocas, por meio de uma instalação orgânica composta por dezenas de miniaturas. 

Serviço

Exposição “Ocupação”

Quando: até 31 de agosto, de terça a sábado, das 12h às 19h

Onde: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Rio de Janeiro – RJ

Entrada gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano