A mostra “Ocupação”, do artista visual Jabim Nunes, entra em cartaz a partir desta quarta-feira (17), no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio de Janeiro. A exposição inspirada na vivência que ele teve no Assentamento de Mulheres, em Mesquita, na periferia carioca, em meados da década de 1990.
Em exibição até 31 e agosto, a exposição foi idealizada pelo artista durante o isolamento devido à pandemia de Covid-19. Após o confinamento, ele revisitou a antiga área de ocupação das mulheres para coletar fragmentos de móveis, janelas, portas e telhados, selecionando os materiais pela qualidade, textura e cor.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com curadoria de Osvaldo Carvalho, a mostra é composta por três séries inéditas abrigadas nas instalações “Terra Batida”, “Assentamento” e “Complexo”. A primeira parte reúne 17 esculturas que simboliza a construção e transformação da vida das mulheres, de modo a destacar a força e a resiliência da comunidade na luta por moradia.
A segunda série é influenciada pelo antropólogo norte-americano e escultor pós-minimalista Richard Nonas. Ela se caracteriza pela imersão na monocromia e na beleza rústica da madeira. Nesta série, o artista mostra um profundo respeito pela tradição artesanal, valorizando as qualidades únicas que a madeira oferece para a transformação e a criação artística resultante.
Por fim, a série “Complexo” evoca um universo urbano, retratando moradias de traços simples e autênticos que homenageiam a arquitetura resiliente dos morros cariocas, por meio de uma instalação orgânica composta por dezenas de miniaturas.
Serviço
Exposição “Ocupação”
Quando: até 31 de agosto, de terça a sábado, das 12h às 19h
Onde: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita