No quarta-feira (29), às 19h, o Coletivo Lentes Malungas, referência na promoção da cultura afro-brasileira, vai celebrar o lançamento do projeto MalungasTV no Matilha Cultural, localizado no bairro da República, em São Paulo.
A iniciativa tem o objetivo de pesquisar, documentar, difundir expressões artísticas e fomentar diálogos políticos com personalidades negras envolvidas no ativismo, na arte e/ou em debates políticos por meio de diversos formatos audiovisuais, como mini documentários, séries e vídeos experimentais.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com o compromisso de capturar a essência dos processos criativos e políticos atuais, o episódio piloto, intitulado “A Voz Ativa de Moisés da Rocha“, será apresentado no evento de lançamento. Conhecido por seu trabalho como um dos maiores radialistas negros do país e pela difusão de nomes como Jovelina Pérola Negra, Fundo de Quintal, dentre outros ilustres do samba, o episódio vai abordar a vida e a relevância de Moisés para as expressões artísticas negras brasileiras.
Sob a direção da historiadora Anna Raquel, o projeto abrange temas de sua pesquisa, como história afro-brasileira, diásporas africanas, diversidade sexual e de gênero, além de movimentos de resistência culturais, sociais e políticos. Atualmente, Anna cursa mestrado em filosofia política na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em entrevista à Alma Preta Jornalismo, Anna Raquel apresentou MalungasTV como um “sonho antigo” das Lentes Malungas, para que o coletivo usufruísse de uma “plataforma para apresentar as pesquisas, referências, capturar e destacar processos criativos e políticos relevantes do nosso e de outros tempos”.
“Temos como perspectiva, além da difusão, a formação de acervo que parta da nossa proposição de percepções das diferentes manifestações e expressões“, acrescenta. “No episódio que marca o início da temporada, apresentamos Moisés da Rocha como personagem central, alinhando sua trajetória de vida com a própria história recente do Brasil: ditadura, tecnologias de comunicação em massa, indústria da música e MNU [Movimento Negro Unificado].”
O lançamento também marca a campanha solidária do coletivo Lentes Malungas com o Matilha Cultural. Para participar do evento de lançamento, os expectadores devem contribuir com um quilo de alimento não perecível ou um kit de higiene para apoiar a comunidade.
Para mais informações, consulte as mídias oficiais do Matilha Cultural.