PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Masculinidades negras é o tema do novo episódio do Papo Preto

4 de novembro de 2019

O bate papo aconteceu com o editor do Alma Preta, Pedro Borges

Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Arte/ Vinicius Araújo

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Que tipo de homens as pessoas estão querendo se relacionar?”. Essa é umas das perguntas que aparecem no sexto episódio do Papo Preto, podcast do Alma Preta.

A masculinidade negra foi debatida por dois convidados, o estudante de ciências sociais, Eric Augusto Xavier e o fotógrafo Roger Cipó, também criador da roda de conversas Troca Troca.

Em pouco mais de uma hora, os dois citam Tim Maia, Cartola e o grupo Racionais para entender o que são as masculinidades negras e como isso está relacionado com o racismo brasileiro.

A ideia de que as pessoas negras ‘devem ser duas vezes melhores em suas atribuições’ também foi um dos tópicos abordados na conversa. O bate-papo completo está disponível no Spotify.

O podcast

Dessa vez, a obra escolhida para ilustrar o episódio foi feita por um dos convidados. “Quando Oxum toma o filho para cuidar do pai” é o nome da fotografia de Roger Cipó. A obra compõe a série “Aféto”, sobre as relações afetivas construídas nos terreiros de candomblé.

O programa é apresentado pelo jornalista e editor-chefe do Alma Preta, Pedro Borges. Os episódios vão ao ar quinzenalmente com assuntos relevantes à população afro-brasileira, como autoestima e combate ao racismo.

 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano