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Minicurso ajuda população 50+ a identificar mentiras nas redes sociais

Formação gratuita é oferecido via WhatsApp e tem o objetivo de ajudar os participantes a distinguir fatos de boatos

A mão de uma pessoa com um celular na mão.

Foto: Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

31 de março de 2022

O Projeto Comprova, coalizão liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e formada por 40 veículos de imprensa que atuam de forma colaborativa para verificar desinformação, acaba de lançar um programa de educação midiática para adultos, especialmente os maiores de 50 anos, desenvolvido pela iniciativa de educação midiática digital voltada às redes sociais MediaWise, da organização sem fins lucrativos Poynter Institute.

O minicurso acontece via WhatsApp para ajudar as pessoas nessa faixa etária a distinguir fatos de boatos e a lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais. O curso é gratuito e qualquer pessoa pode se inscrever a qualquer momento pelos próximos 12 meses.

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A partir da inscrição e pelos 10 dias seguintes, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos.

Com o slogan “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”, o minicurso quer auxiliar esse público a entender como funcionam os algoritmos das redes sociais, como detectar golpes e teorias conspiratórias, ensinar a buscar fontes confiáveis e orientar os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, a educação midiática se tornou um foco de atuação relevante para a entidade. “A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, diz.

Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise, pontua que o programa já teve versões em espanhol, inglês e francês. “Tenho família do Brasil, com laços estreitos com o país. Por isso, essa parte da nossa expansão internacional me agrada muito. Estou entusiasmado por oferecer esse curso gratuito aos brasileiros, porque cidadãos, comunidades e países prosperam quando todos fazem a sua parte para promover a verdade”.

O minicurso é apoiado pela Meta, companhia responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. “Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário”, afirma Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil.

“Por isso, ficamos tão felizes em apoiar um projeto educativo nessa área. Nosso objetivo é que esse programa tenha o maior impacto possível e que ajude a nossa comunidade a olhar para informação na internet com forte senso crítico”.

Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis em projetocomprova.com.br/minincurso.

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