PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Samba da Melancia é atração de natal na Vila Brasilândia, São Paulo

23 de dezembro de 2019

12° edição da roda mobiliza centenas de pessoas na zona norte de São Paulo ; artista homenageada deste ano será Beth Carvalho

A 12° edição do Samba da Melancia ocorre no dia 24 de Dezembro, das 12h às 18h. A roda de samba acontece na Rua Rui de Moraes Apocalipse, próximo à Padaria Pretinha, Vila Brasilândia. O evento reúne ritmistas da zona norte de São Paulo, principal reduto do samba da cidade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Ademir Fogaça, ex-integrante do grupo Gamação e reconhecido artista, será a principal atração durante a celebração. No intervalo da roda de samba, haverá discotecagem com DJ Guigo. O repertório conta com artistas como Tim Maia, Jorge Ben, Racionais MC’s e sucessos da Black Music norte-americana.

A expectativa dos organizadores é positiva. Eles se mobilizaram para apresentar uma bonita festa para o público presente. “Nós esperamos que o pessoal venha para curtir, ser feliz, aproveitar o espírito de natal de paz. Nós sempre temos uma expectativa boa e ao longo dos anos trouxemos mais novidades para fazer a melhor festa para os participantes”, conta Robson Franco, um dos organizadores do evento.

Vinicius Franco, outro organizador, espera um ambiente familiar com música boa. “É um reencontro de amigos da antiga, com bastante diversão”.

Para a edição desse ano, houve a produção de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para se doar para uma instituição de caridade. “Nós queremos fazer um movimento social e ajudar as pessoas. Ano que vem nós vamos tentar arrumar mais patrocínio para conseguir brinquedos para as crianças”, conta Robson Franco.

Quem acompanhar a festa também poderá comer o churrasco do Samba da Melancia. Os organizadores compraram 35kg de carne e 25 de linguiça para todos que acompanharem a roda.

O Samba da Melancia conta com o apoio de Luiz Eugênio, do projeto Salve Periférico, do vereador Milton Leite. “Gostaria de agradecer a colaboração de todos para a realização da festa”, afirmou Márcio Lourenço da Silva, um dos organizadores da celebração.

Neste ano, a artista homenageada será Beth Carvalho, conhecida como a madrinha do samba. Beth Carvalho faleceu em 30 de Abril de 2019 por infecção generalizada.

Samba da Melancia

O Samba da Melancia era um encontro de amigos, que se reunia ao fim de ano para celebrar o natal com uma roda de samba. Na edição inaugural, em 2007, um grupo de rapazes procurava alguma fruta para produzir drinks. Por coincidência, um dos frequentadores levou uma melancia, que foi utilizada para produzir bebidas.

A melancia foi colocada no centro da mesa e a roda de samba seguiu por toda a tarde. A fruta então batizou o nome da roda.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Pedro Borges

    Pedro Borges é cofundador, editor-chefe da Alma Preta. Formado pela UNESP, Pedro Borges compôs a equipe do Profissão Repórter e é co-autor do livro "AI-5 50 ANOS - Ainda não terminou de acabar", vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Artes.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano