PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sarau apresenta poesia, filmes e música ao público na Cidade Ademar

11 de abril de 2019

Atividades no sábado, 13 de Abril, incluem batalha de rima, música e filmes. Conhecida como Feira Livre pelos moradores, o evento acontece na praça Lígia Maria Salgado, na avenida Cupecê

Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Neste sábado, 13 de abril, o coletivo Mascate Cineclube, em parceria com as ONG’s Polo Cultural Lar Maria Sininha e JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, promove a 4ª edição do Sarau Cinematográfico. Com início previsto para às 18h, está confirmado o show do grupo ‘Ninguém precisa ser herói’ e a disputa de mc’s com a Batalha da Feira Livre.

Além disso, haverá exibição dos filmes ‘Peripatético’, dirigido por Jéssica Queiroz (2017), ‘Nós, Carolinas’, do coletivo de comunicação Nós, mulheres da periferia (2017) e ‘Caxangá’, de Aretha Naomi (2018). A música fica com o DJ e VJ Fabio Jota.

O Sarau ocorre desde 2012 em parceria com o JAMAC e o CEU Caminho do Mar. Em 2018, com o patrocínio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Secretaria Municipal de Cultura de SP, o coletivo expandiu para outros bairros.

Sarau Cinematografico Corpo

Quarta edição do Sarau Cinematográfico ocorre na Cidade Ademar (Foto: Divulgação)

Cidade Ademar

Multicultural e itinerante, a proposta do evento é valorizar e fomentar a produção audiovisual e cultural das periferias paulistas, com foco no distrito de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, a região contava com mais de 436.566 moradoras e moradores.

No quesito racial, o bairro ocupa o sexto lugar entre os territórios com maior população negra de São Paulo. A pesquisa São Paulo Diverso aponta que 52,10% dos habitantes se declaram negros.

Este mesmo território não tem nenhum equipamento público de cultura. Segundo o Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo, não há centro cultural, casa de show ou teatro, sala de cinema, acervo de livro adulto ou infanto-juvenil.

O coletivo Mascate nasceu em 2005 com o objetivo de combater essa ausência. Composto por cineastas, artistas e profissionais que moram e atuam nos arredores, a intenção fundamental da iniciativa é estimular e promover a democratização do audiovisual e da cultura, considerando a produção e o acesso.

Serviço:

Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube

Entrada Gratuita (Livre)
Dia 13/04 (Sábado)
Horário: 18hs às 21hs

Programação:

Ninguém Precisa Ser Herói (Música)
Batalha da Feira Livre (Rima/ Hip Hop)
Filme “Peripatético” (Cinema)
Filme “Nós,Carolinas” (Cinema)
Filme “Caxangá” (Cinema)
DJ e VJ Fabio Jota (Intervenções Sonoras e Audiovisuais)

Local: Praça Lígia Maria Salgado Nóbrega (antiga Feira Livre)
Endereço: Rua Antônio Pinho Azevedo (esquina com a Avenida Rodrigues Montemor na altura da Avenida Cupecê, 3379)
Ponto de Referência: parada Rodrigues Montemor, na altura da Avenida Cupecê, 3379
Para acessar a programação, clique aqui.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano