PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Socióloga lança livro de poesia sobre ancestralidade e negritude em São Paulo

27 de setembro de 2018

Livro Nós: 20 poemas e uma Oferenda mistura sagrado, negritude feminina e ancestralidade. Evento contará com apresentações culturais

Texto e imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Socióloga, mestre em linguística e coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, Neide Almeida lança seu primeiro livro de poesia: “Nós: 20 poemas e uma oferenda”. O evento acontece na quinta-feira (27), a partir das 19h na Ação Educativa, à rua General Jardim, 660, no centro de São Paulo. A publicação é feita pela Ciclo Contínuo Editorial, com ilustrações de Luara Erremays.

No lançamento, além da sessão de autógrafos, haverá uma conversa com a autora e um recital de poesia com participação da Companhia Teatral Artemanha, de Rafael Domingos Oliveira, com intervenção musical conduzida por Renato Gama.

Permeados por um clima de sagrado respeito pela ancestralidade, além de uma suave e irreverente negritude feminina, os versos livres da poeta estreante desnudam uma intimidade com o texto, amadurecida ao fogo da paixão pelos livros, pelo trabalho sistemático com a palavra falada e escrita, parte importante das atividades dessa escritora paulista. Neide é filha de mineiros e há cerca de 30 anos atua como pesquisadora, docente e consultora nas áreas de leitura, literatura e relações étnico-raciais.

Confira um dos poemas abaixo:

“Em mim dança, em segredo,
a ousada bailarina
que, na ponta do pé
desde menina,
inventa passos
para andar entre pedras.
Movimentos contidos
Revivem antigas amarras
e reinventam altivas caminhadas
transbordantes latas d’água
na cabeça.”
(trecho do poema “Em mim”, de Neide Almeida)

Serviço

Lançamento do livro Nós: 20 poemas e uma Oferenda
Quinta-feira na Ação Educativa, à rua General Jardim, 660, no centro de São Paulo
A partir das 19h
Evento gratuito

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano