Na próxima terça-feira, 25 de junho, às 19h, o professor José de Souza Martins participará da série de encontros “Grandes Diálogos no Memorial”, promovida pela Unesp em parceria com o Memorial da América Latina. O evento, que ocorrerá na Biblioteca Latino-Americana do Memorial, oferecerá uma análise sociológica sobre as metamorfoses da escravidão e sua persistência no Brasil. A entrada é gratuita.
O professor Martins, autor do livro “Capitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-escravista” da Editora Unesp, discutirá como, mesmo 136 anos após a abolição oficial da escravidão com a Lei Áurea, episódios de escravização ainda são frequentes no país. Ele abordará o artigo 149 do Código Penal brasileiro, que define a redução de uma pessoa à condição análoga à de escravo, e explicará o cenário atual dessa anomalia moral no Brasil.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
José de Souza Martins é professor emérito da USP, membro da Academia Paulista de Letras e atuou por 12 anos na Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as formas contemporâneas de escravidão. Ele critica a falta de análises aprofundadas sobre a escravidão contemporânea, afirmando que os estudos atuais são mais descritivos e informativos do que explicativos e científicos.
A série “Grandes Diálogos no Memorial”, mediada pela jornalista e historiadora Juliana Sayuri, oferece um espaço para a troca de ideias entre os convidados e o público. O evento terá uma duração estimada de 90 minutos. Além do debate, um posto avançado da livraria física da Editora Unesp estará presente, vendendo livros relacionados ao tema.
Os “Grandes Diálogos no Memorial” são uma iniciativa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), da Fundação Editora Unesp (FEU) e do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, e ocorrem sempre na última terça-feira do mês.
Serviço
Metamorfoses da escravidão e sua persistência no Brasil – Grandes Diálogos no Memorial
Quando: 25 de junho
Horário: às 19h
Onde: Auditório da biblioteca do Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo (SP)