PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece curso sobre os Panteras Negras

29 de agosto de 2017

Formação é proposta por Raquel Barreto, doutoranda sobre o tema na UFF. Os Panteras Negras foram uma das principais experiências políticas da comunidade negra da segunda metade do século XX.

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Entre os dias 28 de Agosto e 1 de Setembro, a partir das 15h de cada dia, ocorre o curso de formação sobre o partido dos Panteras Negras. As inscrições podem ser feitas no horário de início das atividades e acontecem na sala 1, no 5° andar do Campus de Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O curso, pensado por Raquel Barreto, doutoranda sobre o tema na UFF, tem uma proposta didática diversa. A pesquisadora apresenta o tema por meio de aulas expositivas, vídeos, entrevistas e documentos históricos do partido para refletir sobre a atuação dos Panteras Negras.

Durante a formação, Raquel foca na história do partido de 1966, data de fundação, até 1974, momento em que os Panteras Negras tinham ações políticas a nível nacional e internacional.

A pesquisadora destaca a importância de se debater o legado dos Panteras Negras neste momento histórico.

“É importante conhecer e discutir experiências históricas e projetos políticos emancipatórios, anteriormente formulados, que confrontaram problemas parecidos e tentar entendê-los, aprender de seus erros e acertos. Ainda que o mundo que vivamos seja diferente do mundo no qual o Partido dos Panteras Negras surgiu, há aspectos estruturais que se mantém semelhantes, como a violência policial contra as comunidades negras no Brasil e nos EUA e políticas repressivas de combate às drogas”.

O evento faz parte da 5° Semana de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e as inscrições são gratuitas.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano