GRIOT Assessoria nasce com o propósito de perpetuar histórias de artistas, eventos e criadores de conteúdo para a mídia; fundadora Cristhiane Faria questiona falta de agências do ramo lideradas por pessoas negras
Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Edmar Sodré
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com foco em assessorar artistas, eventos e criadores de conteúdo negros, a comunicadora social Cristhiane Faria fundou a agência de relações públicas GRIOT Assessoria, que se propõe a perpetuar por meio da oralidade as histórias do povo preto através das mídias convencional e alternativa, e na internet.
A especialidade da agência é trabalhar o posicionamento e a imagem com foco no empoderamento preto e na comunicação Integrada de acordo com os objetivos específicos de cada cliente. Os serviços que possibilitam essas estratégias são: assessoria de imprensa, social media, curadoria e consultoria estratégica.
O nome GRIOT é uma menção aos contadores de histórias e perpetuadores da cultura africana, responsáveis por transmitir de forma oral todas as tradições, mitos, ritos e canções ao longo das gerações. Países como Mauritânia, Guiné, Moçambique, Congo e Mali, possuem essa tradição. Estes griots na contemporaneidade são comunicadores, escritores, poetas, artistas, terapeutas holísticas, filósofas, entre outros, que mantém vivos o legado das filosofia e cultura africanas no continente de origem e pela diáspora.
Cristhiane iniciou sua trajetória no meio cultural e de influência digital em 2018 como Relações Públicas do selo musical MGoma, dirigido pelo MC e produtor musical Rincon Sapiência. Atualmente, tem em seu casting a cantora Indy Naíse, que já trabalhou com o próprio Rincon, além de Emicida, Fióti e IZA. Também trabalha com a dupla Dois Africanos, composta por cantores do Benin e Togo, e que tiveram alcance nacional com a participação no reality show musical “SuperStar”, exibido pela TV Globo em 2015.
A empresária conta que a GRIOT é fruto da união da consciência racial com a definição de propósitos para o trabalho. “Antigamente eu trabalhava apenas em troca de um salário e benefícios, o que é a realidade de grande parcela da população negra. A maioria não tem o mesmo acesso que eu tive para ocupar e se apropriar de determinados espaços, por isso com o amadurecimento pessoal e mais consciência social, e sobretudo racial e de gênero, entendi que poderia usar destes privilégios para me alimentar de trabalhos com propósito”, compartilha Cristhiane.
A empreendedora também questiona a falta de assessorias de comunicação lideradas por mulheres negras, principalmente nas áreas de cultura e empreendedorismo. “Comecei a fazer um levantamento de indicações e percebi que entre artistas, produtores, ativistas, empreendedoras e criadores de conteúdo, o conhecimento de profissionais de Assessoria de Comunicação negras era escasso. Com isso, muitas personalidades negras que possuem discurso ativista e antirracista, trabalham com equipes de comunicação não-negras”, pontua.
Além de artistas, a GRIOT também atende as plataformas artísticas e culturais Academia Dancehall e Academia do Funk; a plataforma de conteúdo Influência Negra e a plataforma de saúde holística africana Kiumbe.ixi. Entre outubro e dezembro de 2020, a agência faz as gestão de redes sociais do Festival Periferia Preta e a assessoria de imprensa do Encontro das Pretas.
Em novembro, a agência gerencia o lançamento de singles de artistas em início de carreira, como Gabriellê, cantora que lançou a faixa “Oxitocina” no Dia Mundial do Hip Hop (12), e do multiartista Leonardo Alan, com a faixa “Danado”, a ser divulgada no Dia da Consciência Negra (20).