Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Atletas negros do judô conquistam ouro no Grand Prix da Áustria

Beatriz Souza e Leonardo Gonçalves garantiram o topo do pódio do campeonato que dá vaga para as Olimpíadas de Paris 2024
A imagem mostra a medalhista de ouro Beatriz Souza (+78kg). A atleta de judô derrotou a holandesa Marit Kamps, na Áustria.

Foto: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)/Divulgação

11 de março de 2024

O Grand Prix de judô, disputado em Linz, na Áustria, teve dois brasileiros medalhistas de ouro na competição. Beatriz Souza (+78kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg) subiram no primeiro lugar do pódio e encerraram a competição com saldo positivo para as Olimpíadas de Paris 2024 que acontecerá em julho. 

Atleta da categoria peso-pesado, Beatriz Souza foi medalhista de bronze no Mundial de Judô em 2023 e derrotou a holandesa Marit Kamps. Para chegar até a final, a brasileira havia vencido outras três adversárias

“Estou muito feliz. Foi a primeira competição do ano e já com essa medalha linda. Agradeço muito a torcida de todos e toda energia positiva. Paris é logo ali”, celebrou Beatriz em depoimento à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

A dobradinha veio com o ouro de Leonardo Gonçalves na categoria meio-pesado. É o segundo ano consecutivo que ele é medalha de ouro no Grand Prix da Áustria. Na final, contra o português Jorge Fonseca, o brasileiro venceu no tempo extra. 

O também brasileiro Rafael Buzacarini ficou com a medalha de bronze na categoria de até 100kg. 
Assim, o Brasil encerrou sua participação em primeiro lugar no quadro geral do torneio. O ranking final conta pontos na classificação para as Olimpíadas. A delegação brasileira volta aos tatames entre os dias 22 e 24 de março para disputar o Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano