A medalhista e campeã olímpica, Beatriz Souza, foi indicada ao prêmio de Melhor Judoca Mulher do Ano pela principal premiação internacional da modalidade, promovida pela Federação Internacional de Judô (IJF). A atleta é a única representante brasileira entre seis esportistas.
Bia Souza concorre com Natsumi Tsunoda, do Japão; Dyora Keldiyoroza, do Uzbequistão; Christa Deguchi, do Canadá; Barbara Matic, da Croácia e Alice Bellandi, da Itália.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A disputa será decidida por voto e, na plataforma de votação, a federação classifica a atleta brasileira como uma “estrela em ascensão” que demonstrou uma técnica poderosa na Olimpíada de Paris 2024. A atleta é apontada como uma das três melhores entre as demais competidoras.
Na edição francesa dos jogos olímpicos, a judoca de 26 anos foi a única representante do Brasil a conquistar o ouro no judô individual, ao vencer a israelense Raz Hershko. A campeã também teve uma atuação crucial na prova por equipes, que ganhou a medalha de bronze ao final do mesmo dia.
“O ouro olímpico de Beatriz Souza em 2024 destacou sua técnica poderosa e resiliência, tornando-a uma das estrelas mais formidáveis do judô e uma campeã do povo em seu país natal”, destacou a Federação Internacional de Judô.
Além das duas medalhas em sua estreia olímpica, Bia Souza foi eleita como a segunda melhor no ranking mundial de pesos-pesados na temporada de 2024 e a judoca do no Prêmio Brasil Olímpico. A estrela esportista concorre também ao Prêmio Inspire.