Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Boxeadoras negras representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris

Conheça três das atletas brasileiras que vão representar o Brasil em Paris
A imagem mostra as três boxeadoras negras que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto: 1 e 3: Miriam Jenske/COB. Foto 2 Gaspar Nóbrega

19 de fevereiro de 2024

Na delegação brasileira de boxe, três das cinco atletas são negras: Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg) e Bárbara dos Santos (66kg). As multicampeãs buscam fazer história ao disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o maior evento esportivo do mundo que começa em julho.

Pela primeira vez em 128 anos, os Jogos Olímpicos têm a igualdade no boxe. A edição de Paris terá 50% de presença de mulheres e 50% de homens em 13 categorias. Pelo Brasil, nove atletas competem em categorias de peso leve, médio e pesado. 

O boxe faz parte da programação dos Jogos Olímpicos desde 1904, mas só teve mulheres nos ringues a partir de 2012. Nesta edição, eram apenas três categorias femininas. Em Paris 2024 serão seis categorias para mulheres e sete para homens. Conheça a trajetória das atletas que vão buscar medalhas em Paris.

Tatiana Chagas

Nascida em Salvador (BA), Tatiana Chagas, de 32 anos, é boxeadora há dez.  A pugilista foi inspirada pela também baiana Bia Ferreira, que nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foi vice-campeã da competição que abriu a participação de mulheres.

Tatiana Chagas conquistou sua vaga para Paris nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), após uma disputa com a atleta da casa, e perdeu por 4 rounds a 1.  Mesmo com a derrota e a medalha de prata, se classificou. 

Jucielen Romeu

A paulistana de Rio Claro, Jucielen Romeu, foi campeã Sul-americana, campeã Pan-Americana ambos em 2023, tetracampeã brasileira e vice-campeã Pan-Americana em 2019. 

Defensora da categoria peso pena, de até 57kg, Jucielen fez parte de uma iniciativa social do bairro Terra Nova, em sua cidade natal. Essa será a segunda vez que a pugilista participa dos jogos olímpicos.  

Bárbara dos Santos

Boxeadora desde os 17 anos, a baiana Bárbara dos Santos também competirá nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta levou o bronze depois de competir no Campeonato Mundial Feminino de Nova Déli, na Índia, na categoria até 70kg em sua primeira vez na disputa. 

Bárbara iniciou sua carreira na capoeira e no kickboxing. Desde 2019 a pugilista treina no quartel da Marinha no Rio de Janeiro como atleta militar. 

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano