Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Brasil promove evento do G20 em São Paulo para combater a desinformação

Evento vai reunir líderes mundiais e representantes da política nacional
Imagem mostra uma fachada com a logomarca do G20 utilizada para divulgar os eventos no Brasil em 2024.

Foto: Divulgação

30 de abril de 2024

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, a cidade de São Paulo recebe um evento paralelo do G20 para discutir um dos focos do grupo de trabalho de economia digital presidido pelo Brasil: “Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital”. 

Com o intuito de abordar os impactos sociais e políticos do avanço das tecnologias digitais, a ação deve combinar reuniões de alto nível e um evento aberto ao público, no qual a reportagem da Alma Preta estará presente.

A iniciativa visa enfatizar as discussões multilaterais globais que estão sendo feitas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), da Unesco e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a promoção da integridade da informação. 

Entre os nomes designados ou sugeridos pelos países do G20 para participar dos painéis, estão o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República Paulo Pimenta, o Ministro de Estado dos Direitos Humanos Silvio Almeida, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guadajajara e o Deputado Federal por São Paulo, Orlando Silva.

Também estarão presentes a Subsecretária-Geral de Comunicações Globais (ONU), Melissa Fleming, o Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação (UNESCO), Tawfik Jelassi, e o Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Laudemar Aguiar.
Realizado pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com o Governo Federal, o evento ocorre em sintonia com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da Unesco, cuja Conferência Global acontecerá em Santiago, no Chile, de 2 a 4 de maio, e que também reunirá líderes globais para discutir o tema da integridade da informação relacionado com as alterações climáticas.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano