Pesquisar
Close this search box.

Brasil realiza 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol em novembro

Com o apoio do Ministério do Esporte, torneio inédito visa valorizar a cultura e as tradições quilombolas, reunindo mais de 800 atletas de 17 estados do Brasil
Imagem do campeonato estadual classificatório para a fase nacional em novembro e dezembro da 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol.

Foto: Ministério da Igualdade Racial

6 de outubro de 2024

Em novembro, o Brasil dará início à 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, uma iniciativa inédita que busca valorizar a cultura, o lazer e as tradições das comunidades quilombolas por meio do esporte. 

Com mais de 1,3 milhão de pessoas pertencentes à população quilombola, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país abriga 7.666 comunidades espalhadas por 8.441 localidades em 25 estados.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Copa Nacional Quilombola tem como objetivo principal aumentar a visibilidade das comunidades quilombolas no Brasil, destacando o papel do esporte como um catalisador de mudanças sociais. 

A competição, que está atualmente em fase de seletivas estaduais, contará com a participação de equipes femininas e masculinas de 17 estados, reunindo cerca de 800 atletas.

De acordo com o cronograma do campeonato, os representantes estaduais serão definidos até o final de outubro. Em novembro, as triangulares da fase nacional ocorrerão, com a estreia marcada para o dia 8 de novembro no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). As disputas de grupos, semifinais e finais estão agendadas para dezembro.

Para garantir a realização deste importante evento, o Ministério do Esporte disponibilizará um investimento de R$ 500 mil, que será utilizado para a aquisição de uniformes, equipamentos esportivos e parte da organização do torneio. 

“A realização da Copa é um desejo da população quilombola e, assim, um importante meio pelo qual o poder público pode promover o que lhe cabe: o esporte, a cultura, o lazer, valorizando saberes e dando visibilidade à luta quilombola“, ressaltou em nota Ana Elenara da Silva, coordenadora-geral de Esporte Amador, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Taça dos Povos Indígenas

Além da Copa Nacional Quilombola, o Ministério do Esporte também apoia a Taça dos Povos Indígenas Centro-Oeste, que será o primeiro campeonato de futebol indígena realizado no Brasil. 

Com a participação de 2.400 atletas de 48 etnias de todas as regiões do país, a competição terá início no dia 26 de novembro, na Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso de Goiás (GO), localizada na área de preservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano