Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Coalizão Negra Por Direitos realiza mobilização antirracista em Nova York

Um dos objetivos é desenvolver uma rede de apoio ao movimento negro brasileiro e combater o genocídio da população negra

27 de setembro de 2019

A Coalizão Negra Por Direitos, organização antirracista composta por 60 entidades da sociedade civil, realizou seu primeiro evento de mobilização internacional em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro aconteceu na quarta-feira (25), no espaço de resistência “The People’s Forum”, em Manhattan.

Cerca de 50 pessoas participaram do lançamento da mobilização internacional, entre ativistas negros brasileiros radicados em Nova York e região, afro latinos, afro americanos e brancos engajados na luta antirracista.

Algumas das lideranças presentes foram Douglas Belchior, da Uneafro Brasil; Sara Branco, da Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); Thenjiwe McHarris, da Blackbird e Movement for Black Lives; e Luz Marques, da Benbox, Just Beginnings Collaborative Fellox, de Porto Rico.

Um dos objetivos é desenvolver uma rede de apoio ao movimento negro brasileiro por meio da articulação de ativistas de diferentes regiões do país norte-americano e de fóruns internacionais sediados em Nova York e em Washington, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Sara Branco, representante do CEERT e articuladora da Coalizão, conta que o lançamento da mobilização foi bem sucedido e que os encontros entre os ativistas devem acontecer mensalmente.

“O evento foi muito bem sucedido. As pessoas entenderam o nosso objetivo e toparam nos apoiar. A ideia é que as reuniões sejam semanais e na próxima semana – a primeira de outubro – faremos um novo encontro”, afirma.

A Coalizão Negra Por Direitos pretende criar ações em universidades e parcerias com organizações negras locais a fim de enfrentar o genocídio da população negra no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano