PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conferência de Bonn: Alma Preta acompanha reuniões que debatem compromissos e caminhos para a COP 30

Os profissionais estarão presentes nos principais centros de negociação, priorizando as temáticas que colocam em voga o debate climático acerca da questão racial no Brasil
Reunião da 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários (SB62), na sede da Comissão das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Bonn, Alemanha.

Reunião da 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários (SB62), na sede da Comissão das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Bonn, Alemanha.

— Victor Oliveira/Alma Preta

16 de junho de 2025

As reuniões da 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários (SB62) — começam nesta segunda-feira (16) no Centro Mundial de Conferências de Bonn (WCCB), em Bonn, Alemanha, onde fica a sede da Comissão das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC). 

É a primeira vez que representantes da Alma Preta acompanham in loco as reuniões da conferência. Durante cinco dias, os profissionais estarão presentes nos principais centros de negociação, priorizando as temáticas que colocam em voga o debate climático acerca da questão racial no Brasil. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Além da agência de comunicação, outras organizações negras e periféricas estarão presentes nas reuniões. CEERT, Geledés, Perifa Sustentável, Peregum, Criola e o Movimento Negro Evangélico são algumas destas que comparecem com o objetivo de acompanhar os documentos, compromissos internacionais e decisões que provisionam os rumos da COP 3o, que será realizada no Brasil, em novembro de 2025. 

Brasil reforça desejo de ampliar esforços para combater crise climática 

Responsável pela presidência da próxima COP 30, o governo brasileiro emitiu um comunicado salientando três prioridades interconectadas para a SB62: reforçar o multilateralismo e o regime de mudanças climáticas sob a UNFCCC, conectar o regime climático à vida real das pessoas e acelerar a implementação do Acordo de Paris estimulando ações e ajustes estruturais em todas as instituições que podem contribuir para isso.

Ainda de acordo com o documento, o Brasil afirma que a nova presidência trabalha em estreita colaboração com a presidência da COP 29, os presidentes dos SBs e o secretariado da UNFCCC, para garantir que a SB62 produza resultados concretos a serem encaminhados à COP 30.

“Este é o momento em que concentramos as negociações na recuperação e atualização do nosso processo, reconstruindo uma infraestrutura global de confiança para resultados acelerados e em escala”. 

Por fim, o documento ressalta a importância de se viabilizar bons avanços durante a Conferência em Bonn: “a nova Presidência incentiva os negociadores a mudarem de estratégia em Bonn. Em vez de conflito e impasse, a escuta mútua permitirá alavancar a diversidade de perspectivas para sofisticar tanto a colaboração quanto os resultados”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Victor Oliveira

    Jornalista formado pela Unesp e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atualmente é Gerente de Projetos da Alma Preta Jornalismo.

  • Elaine Silva

    Possui formação em Administração de empresas e Gestão Financeira na UNIESP e Anhembi Morumbi, é responsável pela análise, gestão, controle contábil, planejamento estratégico de negócios, desenvolvimento institucional e captação de recursos para organizações e empresas. Fundadora da Black Adnetwork, Sócia Diretora da Alma Preta Jornalismo, Cofundadora do Instituto Fala, Conselheira Titular do Conselho Nacional Pela Igualdade Racial (CNPIR), Conselheira Consultiva nas organizações Tornavoz, Alafia, Sleeping Giants e DiversaCom. Diretora financeira nas empresas: Instituto Matizes, Diver.ssa e Nós Mulheres da Periferia.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano