PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso on-line sobre raça, identidade e resistência no Brasil abre inscrições

Por meio de uma perspectiva teórica e prática, a formação reflete sobre as relações históricas e culturais que estruturam as hierarquias raciais no Brasil
A consultora de relações étnicos-raciais Tainara Ferreira.

A consultora de relações étnicos-raciais Tainara Ferreira.

— Divulgação

15 de dezembro de 2024

A consultora de relações étnicos-raciais, Tainara Ferreira, abordará a expansão do debate de consciência racial no Brasil em curso on-line que ocorrerá na terça-feira (17), às 19h. Para participar, é necessário se inscrever previamente.

O curso oferece uma imersão nos debates contemporâneos sobre raça, identidade e resistência no Brasil. Por meio de uma perspectiva teórica e prática, a formação reflete sobre as relações históricas e culturais que estruturam as hierarquias raciais no Brasil, destacando estratégias de resistência e valorização das identidades afro-indígenas e mestiças.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Pardos e pretos sempre estiveram no mesmo lado, em combate ao racismo sistemático brasileiro, e quem diz isso são grandes estudiosos, como Lia Vainer Schucman, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, e os utilizo como base teórica nesta iniciativa que visa, antes de tudo, desmistificar uma suposta divisão que vez ou outra é levantada”, explicou Tainara.

O apagamento das identidades africanas e indígenas é um instrumento utilizado pela elites sociais há séculos, como meio de controle e afastamento entre os grupos, que sempre foram minorias sociais no país.

“Tratar essa questão como algo não único é um erro e tudo isso pode ser evidenciado por meio do conhecimento da causa. Só assim há o entendimento da relevância desta união contra o racismo”, acrescentou a especialista.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano