No dia 26 de agosto, São Paulo celebra o Dia do Afroempreendedor, uma data formalizada em 2019 para incentivar e promover os negócios da comunidade negra. Instituída pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a comemoração visa reconhecer e valorizar o potencial econômico e social dos pequenos empresários e empreendimentos liderados por pessoas negras.
De acordo com estudo realizado pelo Sebrae com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), nos últimos 10 anos o número de empreendedores negros no Brasil cresceu 22%, superando a performance dos donos de pequenos negócios brancos, que registraram uma alta de 18%. A diferença entre pessoas empreendedoras pretas e pardas, em relação às brancas, ampliou de 1,1 milhão para 1,8 milhão.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Conheça cinco negócios criados por pessoas negras que se destacam pela inovação e pelo impacto na sociedade, inspirando novas gerações:
Conta Black
Fundada em novembro de 2017, por Sérgio All, a Conta Black – hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital – nasceu com o propósito de atender desbancarizados que não têm acesso a serviços bancários. Destinada a pessoas de todas as classes, a fintech oferece um leque de serviços com foco na educação financeira de seus usuários. O negócio teve início com investimento próprio, tendo recebido investimento-anjo recentemente.
Black Influence
Principal agência da América Latina especializada em influência e comunicação antirracista. Com perfil multidisciplinar, nasceu para potencializar pessoas e ideias, com propósito e verdade, que conecta marcas a comunidades diversas através de criadores e influenciadores. Em poucos anos, a Black Influence se tornou referência em comunicação criativa, também sinônimo de representatividade na indústria publicitária brasileira.
Best In Black
Best In Black é uma hub de produtos e serviços focada em promover experiências únicas de bem-estar, mentoria e networking para líderes, executivos, empreendedores e personalidades negras.
Ebony English
Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.
PretaHub
A PretaHub é um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de 21 anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.