Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Discriminação racial no Brasil será avaliada por relatora especial da ONU

Ashwini K.P. iniciou sua visita oficial nesta segunda-feira (5) para medir progresso na busca pela igualdade racial
Na foto, Ashwini K.P., Relatora Especial sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância.

Foto: UN TV

5 de agosto de 2024

A Relatora Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, Ashwini K.P., iniciou sua visita oficial ao Brasil nesta segunda-feira (5). A especialista deve permanecer no país até o dia 16 de agosto, quando realizará uma coletiva de imprensa para encerrar sua missão.

Segundo a entidade, Ashwini avaliará o progresso e os desafios na busca pela igualdade racial e pela eliminação da discriminação racial, incluindo o racismo estrutural. Ela também irá “analisar as principais tendências e questões e examinará as estruturas legislativas, políticas e institucionais em vigor no Brasil”. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Durante a viagem, a especialista visitará as cidades de Brasília, Salvador, São Luís, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro para se encontrar com autoridades federais e estaduais, representantes de grupos raciais e étnicos, organizações da sociedade civil, prestadores de serviços, acadêmicos e outras partes interessadas.

Em abril deste ano, a ONU realizou a terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reuniu ativistas antirracismo, defensores dos direitos humanos, delegações governamentais e outros atores.

No evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, celebrou as conquistas e contribuições de pessoas afrodescendentes de todo o mundo, mas também reconheceu a existência de discriminação racial e desigualdades que as pessoas negras continuam a enfrentar.

Em novembro, o Brasil deve sediar a 19ª cúpula do G20, no Rio de Janeiro. O combate à discriminação étnico-racial está entre os temas das discussões previstas para ocorrer entre os dias 18 e 19 de novembro.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano