O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recebe denúncias e demandas da população do Rio Grande do Sul através da plataforma “Disque 100”. O objetivo é combater possíveis violações de direitos humanos em meio ao desastre climático que afeta o estado.
São cinco novos canais, sendoum deles específico para o relato de crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados de pais e responsáveis, e outro para o informe de pessoas desaparecidas em geral. A opção voltada aos menores de idade é articulada junto ao Tribunal de Justiça do RS e aos Conselhos Tutelares.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
No serviço do “Disque 100”, também é possível solicitar resgate imediato ou apresentar informações para o resgate de pessoas conhecidas. A última opção é destinada para aqueles que buscam integrar as equipes voluntárias na região ou oferecer doações.
Segundo o ministério liderado por Silvio Almeida, a central da plataforma trabalha em um protocolo para receber e encaminhar os pedidos de ajuda e denúncias, além de fornecer treinamento especializado para os operadores a fim de sensibilizá-los para a atual realidade da população gaúcha.
A pasta ressalta que qualquer pessoa no Brasil pode utilizar os canais disponíveis para reportar denúncias, solicitar ajuda, orientações ou compartilhar informações sobre crianças e adolescentes que estejam desaparecidos ou separados de seus responsáveis.
Entre as demais mobilizações do ministério, está o levantamento da demanda de documentos da população e a organização de emissão de documentos civis.
“Com objetivo de promover a cidadania das pessoas atingidas pelas enchentes, a pasta também atua na reorganização da Semana do Registre-se no Rio Grande do Sul em conjunto com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do RS e demais órgãos”, diz nota da pasta.