Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MDHC lança plataforma com indicadores inéditos de grupos vulnerabilizados

Com base em evidências científicas, ObservaDH se tornará o maior conjunto de dados sobre direitos humanos disponível no Brasil
Imagem mostra uma fila de idosos sentados. No centro da imagem, uma mulher idosa encara a câmera.

Foto: Robervaldo Rocha/Câmara Municipal de Manaus

13 de dezembro de 2023

Na última segunda-feira (11), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apresentou oficialmente o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH). A plataforma recém-inaugurada tem como propósito centralizar informações e indicadores estratégicos relacionados aos grupos sociais e aos temas prioritários do MDHC.

A cerimônia de lançamento, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ministro Silvio Almeida. 

Em sua primeira versão, o ObservaDH estreia com mais de 250 indicadores e índices, abordando públicos e temas prioritários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Esse amplo conjunto de dados inéditos é resultado de um mapeamento minucioso que envolveu mais de 30 bases de dados, tornando-se a maior fonte de informações sobre esses temas no país.

Disponível para toda a população, a iniciativa apresenta dados sobre pessoas idosas, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, além de informações acerca do enfrentamento aos discursos de ódio e da capacidade institucional dos estados e municípios para garantir a defesa dos direitos humanos de sua população. 

Além de reunir esses indicadores, a plataforma pretende disseminar e analisar informações estratégicas sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil. O projeto visa ainda fornecer dados fundamentais para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas em diversas esferas governamentais, federal, estadual e municipal, além de promover ações junto à sociedade civil.

A ferramenta é fruto do trabalho articulado realizado pela Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências do MDHC. Conforme a pasta, em breve, serão abordados também outros temas e grupos sociais vulnerabilizados. Acesse aqui a plataforma.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano