PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Doze podcasts feitos por comunicadores negros para você conhecer

23 de junho de 2020

Programas abordam temas como afeto, informação, literatura, música, alimentação saudável e saúde mental

Texto: Guilherme Soares Dias | Edição: Nataly Simões | Imagem: Pexels

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Criadores de conteúdo negros têm amplificado a voz da comunidade com pautas sobre temas diversos em podcasts. São programas que abordam desde o afeto, informação, maternidade e paternidade, passando pela arte, cultura até alimentação saudável e saúde mental.

Os comunicadores pegam carona em uma rede que só cresce. Em 2019, o consumo brasileiro por podcasts cresceu em 67%, sendo que 40% das pessoas conectadas à internet no país já ouviram um podcast e mais de 31 milhões ouvem com uma frequência mensal. Os números do Ibope, Deezer e Spotify colocam o Brasil atrás apenas do Estados Unidos, país com maior consumo global desse tipo de mídia.

O podcast, no entanto, não é uma mídia tão democrática quanto o rádio, já que apenas 30% das classes C e D possuem acesso irrestrito à internet, de acordo com a Pesquisa de Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O Alma Preta selecionou 12 podcasts liderados por comunicadores negros. Confira:

1 – Meteora Podcast

É um podcast quinzenal que debate temas diversos, protagonizado por mulheres de todos os estilos e gerações e tem como diferencial a empatia do público que se reconhece nessas vivências. Foi reconhecido pelo The Intercept e Mídia Ninja em 2019 como um dos melhores podcasts da atualidade, além de integrar a lista de 15 profissionais brasileiros que ajudaram a construir o mercado de influência e conteúdo no ano passado, de acordo com a Youpix.

É apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária e mestre em comportamento do consumidor Renata Hilário. O programa tem como colunistas a astróloga Papisa e a artista e escritora Dona Jacira.

ESCUTE AQUI.

2 – Siriricas

O Siriricas é um coletivo, podcast e plataforma de conteúdo feito por mulheres negras para mulheres negras. Seu maior intuito é fazer episódios que ajudem na construção do autoconhecimento e autoestima possibilitando novas perspectivas para essas mulheres.

ESCUTE AQUI.

3 – Negro da Semana

A cada sete dias o escritor e criador de conteúdo Alê Garcia conta, em profundidade, a história de pessoas negras fundamentais da história como Cartola, Martin Luther King, Elza Soares, Mano Brown, Leci Brandão, Bill Withers, John Coltrane, e muitos outros.

Quinzenalmente, Alê divide os conteúdos em literatura, entrevistas e filmes, em que apresenta obras clássicas e contemporâneas de temática e/ou autores negros; conversa com nomes contemporâneos da cultura negra; apresenta clássicos e lançamentos de cinema e séries de protagonismo negro.

ESCUTE AQUI.

4 – Influência Negra

Estreou em 17 de junho e é apresentado pelos jornalistas Nathalia Braga e Cleyton Santana, que trazem nessa primeira temporada 12 episódios que abordam questões que permeiam a vida da juventude negra dentro e fora da internet, como alimentação, sexualidade, cultura pop, carreira, intercâmbio, família e relacionamentos.

Entre os convidados desta primeira temporada estão Ana Paula Xongani e Ernesto Xavier. O Influência Negra é um coletivo e plataforma de conteúdo que propõe dar mais visibilidade à pautas com recorte racial e fomentar a reflexão sobre os acontecimentos da atualidade.

ESCUTE AQUI.

5 – Afetos

Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira para falar sobre os assuntos que as tocam de forma sensível, responsável, humanizando os afetos e os sentimentos das pessoas negras. O podcast surgiu em junho de 2019 e vai ao ar nas plataformas de streaming todas sextas-feiras antes do meio-dia.

ESCUTE AQUI.

6 – Pretas Na Rede

Feito por mulheres negras que se propõem sob os seus pontos de vista a falar sobre tudo e “melanizar” a rede. Relacionamentos, música, comunicação, infância e eventos culturais são alguns dos temas já abordados.

ESCUTE AQUI.

7 – Infiltrados no Cast

Faz discussões políticas, sociais e culturais e traz pensadores negros para dentro dos maiores debates da sociedade. Além disso, analisa as polêmicas da sociedade levando em conta o contexto histórico do país e considerando os pontos de vistas que ficam de fora do mainstream.

O podcast conta com séries especiais como “Os maiores racistas da história brasileira”, que revela nomes e livros de intelectuais que propagaram a crença da superioridade branca. A apresentação é do escritor e pesquisador Ale Santos.

ESCUTE AQUI.

8 – Angu de Grilo

Produzido por Flavia Oliveira e Isabela Reis, cariocas e jornalistas de diferentes gerações. A leveza, o bom humor, a informalidade e a intimidade dão o tom dessa conversa entre mãe e filha que dão pitacos sobre tudo.

ESCUTE AQUI.

9 – AfroPai

Primeiro podcast sobre paternidade preta do Brasil. O objetivo do programa é conversar sobre as dificuldades, apresentar semelhanças e acolher problemas com a criação dos filhos e filhas. Trata ainda de forma responsável e direta de assuntos fundamentais para o movimento antirracista.

O programa é quinzenal e sempre procura levar assuntos que retratam, a partir das experiências dos convidados, como o enfrentamento às diversas formas de racismo que atingem a população negra.

ESCUTE AQUI.

10 – AmarElo – O Filme Invisível

Após lançar o disco “AmarElo” em outubro de 2019, Emicida decidiu ampliar a experiência do álbum em um podcast. “AmarElo – O Filme Invisível” traz em três capítulos o rapper desvendando as referências das letras e composições de seu mais recente disco de estúdio.

Lançado no ano passado, “AmarElo” conta com diversas participações especiais, como Pabllo Vittar, Majur, Zeca Pagodinho e Fernanda Montenegro.

ESCUTE AQUI.

11 – AmarElo Prisma

Emicida também traz o nome “AmarElo” para o projeto “AmarElo Prisma”, uma plataforma de conteúdo e informação construída colaborativamente através de vários olhares, que se organizam para se projetar no mundo como um raio de luz. O programa é apresentado através de movimentos, que serão lançados e destrinchados durante quatro semanas.

O objetivo é promover uma mudança de comportamento que permita um respeito à pluralidade do Brasil. Para isso, o podcast parte de narrativas pessoais para chegar em soluções coletivas. O último episódio do programa vai ao ar no dia 26 de junho.

ESCUTE AQUI.

12 – Pandemia Sem Neurose

Produzido pelos sites de comunicação Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola e Periferia em Movimento, e a jornalista Gisele Brito, o podcast “Pandemia Sem Neurose” informa sobre a prevenção, o combate às fake news e as medidas do poder público relacionadas ao Covid-19, o novo coronavírus.

A iniciativa voltada para os moradores das periferias, que podem enviar perguntas por meio do WhatsApp, aborda em episódios de aproximadamente três a quatro minutos de duração, apresentados pelos jornalistas Gisele Brito e Pedro Borges, os principais acontecimentos em torno da doença, que impacta principalmente a população negra devido às desigualdades sociais e econômicas existentes no país.

ESCUTE AQUI.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano