Pesquisar
Close this search box.

Em Nova York, organizações da sociedade civil se mobilizam para incidir no Fórum Político da ONU

O encontro acontece entre os dias 8 e 19 de julho com o propósito de debater cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; a Alma Preta acompanha o evento nos Estados Unidos
Um homem caminhao em frente ao prédio da Organização das Nações Unidas, em Nova York, 28 de junho de 2024

Foto: Daniel Slim/AFP

8 de julho de 2024

Nova York – Nas próximas duas semanas, organizações da sociedade civil e representantes oficiais de governo participam de agenda em Nova York para discutir cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro pretende dar continuidade aos debates travados na última edição, com destaque para o posicionamento do governo brasileiro e da discussão da pauta racial interseccionada em cada objetivo.

Neste ano, as revisões temáticas se darão sobre os seguintes objetivos: erradicação da pobreza (1º ODS); fome zero (2º); ação climática (13º); paz, justiça e instituições fortes (16º); e parcerias para os objetivos (17º).

Representantes da sociedade civil participam de Fórum Político da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização, em Nova York, 8 de julho de 2024
Representantes da sociedade civil participam de Fórum Político da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização, em Nova York, 8 de julho de 2024 (Victor Oliveira/Alma Preta)

De acordo com o site oficial, o fórum pretende abordar os desafios especiais enfrentados por países em situações excepcionais e explora a dimensão regional e locais para entregas eficazes de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras em relação aos ODS da ONU.

Apesar do compromisso pontuado pela organização em combater e solucionar problemas estruturais, nenhum dos 17 eixos temáticos cita diretamente ou indiretamente a questão racial. Para além disso, nenhum dos encontros pontuados na agenda oficial prevê um debate específico ou bilateral com a pauta racial. 

De acordo com levantamento feito pela Alma Preta, há organizações negras da sociedade civil brasileira credenciadas no encontro e que pretendem se posicionar tecnicamente para a inclusão dos afrodescendentes nas metas das ODS’s que serão abordadas. Durante o evento, acompanhe a página da Alma Preta para mais informações.

  • Victor Oliveira

    Jornalista formado pela Unesp e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atualmente é Gerente de Projetos da Alma Preta Jornalismo.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos