PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Empreendedor trans e afro-indígena conquista investimento de R$ 150 mil no Shark Tank Brasil

O chef Bê apresentou sua marca de tapiocas saborizadas e garantiu um investimento de R$ 150 mil dos investidores Monique Evelle e Sergio Zimerman
Imagem mostra o chef Bê no programa Shark Tank Brasil.

Foto: Divulgação

9 de novembro de 2024

Benício Paiva, mais conhecido como Chef Bê, fundador da TupiOcas Tapiocaria Gourmet, é um dos destaques da 9ª temporada do Shark Tank Brasil — versão brasileira do reality show estadunidense que apoia grandes ideias de negócios.

No programa, o chef apresentou sua marca de tapiocas saborizadas e garantiu um investimento de R$ 150 mil dos investidores Monique Evelle e Sergio Zimerman, em troca de 40% de participação na empresa. O episódio, que será exibido no Sony Channel em 15 de novembro, às 22h, já está disponível no YouTube.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Empreendedor trans e afro-indígena, Bê Paiva iniciou sua jornada vendendo tapiocas nas ruas de São Paulo e hoje comanda uma empresa inovadora que é pioneira na produção de tapiocas saborizadas com ingredientes ancestrais e naturais, como cúrcuma, beterraba e spirulina.

A iniciativa não só oferece sabores únicos e alimentos saudáveis, como também promove um impacto social relevante ao priorizar a contratação de pessoas trans e negras. O negócio se alinha a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, e redução das desigualdades.

A história da TupiOcas remonta à infância de Benício, quando aprendeu a fazer tapiocas com sua mãe, utilizando os poucos ingredientes disponíveis. Sua busca por uma vida melhor e o desejo de ajudar sua família o levaram a São Paulo, onde, após uma trajetória no mercado tradicional, ele fundou o próprio negócio.

“A TupiOcas é, sobretudo, um movimento que demonstra que um homem trans afro-indígena pode liderar uma empresa de sucesso, levando inovação e respeitando a ancestralidade”, afirma.

Atualmente, a marca oferece mais de 30 sabores de tapiocas e pacotes de massas prontas. As tapiocas recheadas, disponíveis em tamanhos pequenos e grandes, têm preços médios de R$22, enquanto os pacotes de 500g das massas são vendidos por R$25.

Com sua participação no Shark Tank Brasil, o chef pretende expandir ainda mais sua empresa. “Queremos aumentar o faturamento em 70% e lançar nosso e-commerce para atender todo o Brasil”, ressalta.

Além disso, o empreendedor visa, ainda em 2024, iniciar a exportação de suas massas de tapioca para o mercado internacional.

“Quero que o mundo conheça nossa iguaria indígena, oferecida com orgulho por um homem trans afro-indígena que carrega com amor a ancestralidade do povo Caeté”, conclui.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano