Pesquisar
Close this search box.

Encontro ancestral reúne quilombos do extremo sul da Bahia

A 11ª edição do encontro reúne quilombos e grupos de capoeira de cinco cidades baianas. Inscrições estão abertas; Confira a programação

Texto: Redação | Foto: Divulgação/ Associação de Produtores Remanescentes Quilombola de Volta Miúda

Encontro ancestral reúne quilombos do extremo sul da Bahia

17 de novembro de 2021

Com foco no fortalecimento da ancestralidade e das tradições, comunidades quilombolas e grupos de capoeiras de cinco cidades baianas se reúnem na sexta-feira (19), para o XI Encontro de Quilombos do Extremo Sul da Bahia: Fé no Quilombo – Nossa Luta é Ancestral. O evento acontece de forma presencial na Comunidade Volta Miúda, localizada na cidade de Caravelas, região sul do estado. As inscrições estão abertas e custam R$ 50. O valor inclui uma camiseta do evento e alimentação (café da manhã e almoço). (Clique aqui para participar)

A confraternização é organizada desde 2009 pela Associação de Produtores Remanescentes Quilombola de Volta Miúda e visa reunir quilombos de diferentes cidades e regiões com realização de atividades culturais e musicais voltadas para o fortalecimento das identidades quilombolas e para debater os caminhos da resistência dos povos tradicionais. Em 2019, um ano antes da pandemia, o evento contou com o maior número de participantes em dez anos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Ao todo, a programação vai contar com rodas de conversas, debates e manifestações culturais. O encontro se divide em cinco etapas: 1. Confraternização, 2. Caminhos e entraves para a demarcação dos territórios; 3. Turismo Étnico-Afro e cultural – como contribuir no desenvolvimento das comunidades; 4. A organização quilombola no Extremo Sul; 5. Fé no Quilombo – Voluntariado (Ações a serem desenvolvidas)

Por causa da pandemia da Covid-19, só poderão entrar no evento aquelas/es que apresentarem o comprovante de vacinação. Além disso, todos os protocolos sanitários serão cumpridos, como o uso de máscara e álcool em gel.

O pagamento da inscrição pode ser feito por transferência bancária ou por PIX: 73 99994-7968. O comprovante de pagamento e de vacinação devem ser enviados pelo WhatsApp: (73) 99992-5550.

Leia também: Documentário aborda tradições de quilombos da Ilha de Maré, na Bahia

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano