PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontro em SP destaca desafios de profissionais negras no audiovisual

O 3º Encontro Nacional Empoderadas acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, de forma gratuita, no Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Imagem mostra profissionais negra do audiovisual.

Foto: Reprodução/Cinema Nosso

1 de dezembro de 2024

Para promover um debate público sobre a presença, as conquistas e os desafios enfrentados por mulheres negras, indígenas, periféricas (cis ou trans) e não binárias no mercado audiovisual brasileiro, o 3º Encontro Nacional Empoderadas acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, de forma gratuita, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista.

Entre os destaques do encontro estão o laboratório de desenvolvimento de projetos, mostra de filmes, oficinas livres, masterclasses, estudos de caso e o lançamento da tradução em espanhol do livro “Empoderadas: Narrativas Incontidas do Audiovisual Brasileiro”.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento é idealizado pela cineasta Renata Martins, que aponta a importância da proximidade de mulheres plurais. “Se antes a discussão girava em torno da ausência de mulheres negras, hoje o projeto sentiu a necessidade de se aproximar de outras mulheres para compartilhar seus saberes, conquistas e desafios no setor”, afirma Renata.

O projeto Empoderadas

O Empoderadas iniciou com a parceria das cineastas Joyce Prado e Renata Martins, posteriormente, se juntaram ao projeto a jornalista Maitê Freitas e a cineasta Issis Valenzuela, além de uma gama de profissionais e comunicadoras negras

O projeto nasceu da necessidade de criar um espaço para a experimentação, aperfeiçoamento técnico, formação, práticas educomunicativas e reflexões acerca dos lugares ocupados pelas mulheres negras profissionais do audiovisual no Brasil. Tendo como ponto de partida o protagonismo dessas profissionais nas diferentes fases da produção: criação, escrita, produção, exibição, distribuição, distribuição e pensamento crítico.

Para saber mais informações sobre o encontro, acesse aqui.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano