PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Evento debate propostas sobre maternidade negra, justiça e equidade para cúpula social do G20

No evento gratuito, a vereadora e articuladora fluminense Thaís Ferreira mediará a mesa sobre o papel da maternidade negra na construção de políticas públicas
A imagem mostra a vereadora Thaís Ferreira (PSOL-RJ), uma das integrantes do evento "Maternidade Negra, Justiça e Equidade".

A imagem mostra a vereadora Thaís Ferreira (PSOL-RJ), uma das integrantes do evento "Maternidade Negra, Justiça e Equidade".

— Reprodução

13 de novembro de 2024

Nesta quarta-feira (13), a startup de impacto social Mães Negras do Brasil promove a mesa “Maternidade Negra, Justiça e Equidade”, evento que construirá propostas para a cúpula social do G20, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro em novembro.

O debate acontece na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na capital fluminense, e pretende dialogar sobre políticas voltadas às mães negras a partir de temas essenciais para a equidade social. Lideranças e especialistas discutirão temas como violência sexual e racismo obstétrico, maternidade negra nas favelas e mercado de trabalho.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Também serão debatidos pautas relacionadas à segurança pública, como o impacto das incursões policiais na autoestima e segurança das mães negras. Entre as dez convidadas, a vereadora e articuladora Thaís Ferreira (PSOL-RJ) refletirá o papel da maternidade negra na construção de políticas públicas, um dos pontos centrais de seu mandato.

Thaís Lopes, fundadora do Mães Negras do Brasil, explica que, devido a relevância, os temas precisam ser discutidos em coletividade. 

“Entendemos que o conteúdo que estamos trazendo é relevante e merece ser discutido em um espaço de construção coletiva. O apoio da ABI foi fundamental para que o evento pudesse acontecer e para reforçar a importância da inclusão da nossa pauta nas discussões de políticas públicas atuais. Vamos fortalecer as atividades dos coletivos e levaremos nossas propostas para a Cúpula Social do G20”, afirma a fundadora.

Em entrevista à Alma Preta, a vereadora Thaís Ferreira defendeu a maternidade como uma das maiores políticas sociais, que impacta diretamente sobre as camadas mais vulneráveis da sociedade brasileira.

“Temos de fazer com urgência a reflexão do impacto desta política e trabalho social sobre os corpos mais vulnerabilizados do nosso país, os corpos das mulheres negras. A representatividade da mãe preta na política importa, porque o dia a dia e a complexidade desses desafios, nós sabemos e por isso melhor faremos.”

O evento possui vagas limitadas e será transmitido nos canais oficiais da ABI. As inscrições devem ser realizadas através do site.

Serviço
“Maternidade Negra, Justiça e Equidade”

Quando: Quarta-feira – 13/11 – 18h30
Onde: R. Araújo Porto Alegre, 71 – Centro, Rio de JaneiroQuanto: Gratuito

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano