PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Evento em SP promove diálogo sobre conexões inéditas entre política de drogas, uso da terra e justiça climática

Na primeira fileira, da esquerda para a direita: Nathália Oliveira, Juliana Borges, Dandara Rudsan; embaixo, na mesma ordem: Anabela Gonçalves, Débora Silva e Luana Malheiro.

Na primeira fileira, da esquerda para a direita: Nathália Oliveira, Juliana Borges, Dandara Rudsan; embaixo, na mesma ordem: Anabela Gonçalves, Débora Silva e Luana Malheiro.

— Divulgação/Iniciativa Negra

21 de abril de 2025

No dia 24 de abril, o Jardim Ibirapuera, periferia da Zona Sul de São Paulo, receberá uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, agenda promovida pela Iniciativa Negra para estabelecer conversas e trocas contínuas com a sociedade civil sobre temas políticos e de bem viver social.

O evento vai apresentar um programa cultural diverso com apresentações musicais, poesia e roda de conversa sobre política de drogas, uso da terra e justiça climática. Na ocasião também será lançada uma publicação especial da Revista PLATÔ, intitulada “Intersecção: política de drogas e uso da terra no coração da luta por justiça climática no Brasil”.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento deve reunir representantes de movimentos sociais e de cultura periférica do território, mídias locais e público em geral com o intuito de formar massa crítica sobre os impactos socioambientais da proibição das drogas à base de plantas na América do Sul e sobre o modelo de guerra às drogas adotado pelo Estado brasileiro, que tem resultado em obstáculos aos esforços por uma justiça climática para todos.

Edição especial da Revista PLATÔ

O Intersecção é um projeto socioambiental da Iniciativa Negra com a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) e a Coalizão Internacional de Reforma da Política de Drogas que se propõe a discutir as conexões entre a atual política de drogas no Brasil, a justiça climática e seus principais desdobramentos com o uso da terra.

No âmbito do Intersecção, a Revista PLATÔ — publicação técnica criada para qualificar o debate público sobre os diversos aspectos da política de drogas no Brasil e no mundo — reúne 17 artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento, pertencentes a grupos e instituições parceiras do projeto, com o objetivo de qualificar o debate e fortalecer o movimento em defesa da interseccionalidade como estratégia para a resolução de problemas coletivos.

Na revista, as complexidades e sobreposições dos temas abordados pelo projeto são exploradas em textos que discutem os seguintes itens: impactos da proibição das cadeias produtivas de drogas à base de plantas; megaprojetos de exploração e uso da terra que afetam comunidades tradicionais e ribeirinhas; saúde e redução de danos no contexto antiproibicionista; a guerra às drogas e suas ameaças aos territórios e à população negra; o controle de fronteiras e suas consequências para as rotas de violência e desmatamento; a guerra química no campo, entre outros pontos sensíveis da discussão.

Nos próximos meses, haverá eventos e encontros em Brasília, Belém, Salvador e Rio de Janeiro. É possível acompanhar a agenda de eventos e mais informações do projeto no site e nas redes sociais da Iniciativa Negra.

A versão digital da revista ficará disponível a partir do dia 23 de abril também no site da Iniciativa Negra.

Serviço

Quando: 24 de abril de 2025, das 18h às 23h

Local: Local: Bloco do Beco | Rua Bento Barroso Pereira, 2 – Jardim Ibirapuera, São Paulo – SP

Programação

18h: Abertura musical com DJ Sandro Konvicto e recepção do público

19h15: Intervenção Poética com Akins Kintê e Jenyffer Nascimento

19h30: Mesa: Música e papo sobre Políticas de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática – Mediação: Juliana Borges – Participações: Dandara Rudsan, Débora Silva, Luana Malheiro, Nathália Oliveira e Anabela Gonçalves

20h30: Perguntas do público

21h1: Encerramento da mesa

21h20: Intervenção Poética – Akins Kintê e Jenyffer Nascimento

21h35: Apresentação musical com Maracatu Baque Atitude

22h15: DJ Sandro Konvicto

23h: Encerramento

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano