No dia 24 de abril, o Jardim Ibirapuera, periferia da Zona Sul de São Paulo, receberá uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, agenda promovida pela Iniciativa Negra para estabelecer conversas e trocas contínuas com a sociedade civil sobre temas políticos e de bem viver social.
O evento vai apresentar um programa cultural diverso com apresentações musicais, poesia e roda de conversa sobre política de drogas, uso da terra e justiça climática. Na ocasião também será lançada uma publicação especial da Revista PLATÔ, intitulada “Intersecção: política de drogas e uso da terra no coração da luta por justiça climática no Brasil”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O evento deve reunir representantes de movimentos sociais e de cultura periférica do território, mídias locais e público em geral com o intuito de formar massa crítica sobre os impactos socioambientais da proibição das drogas à base de plantas na América do Sul e sobre o modelo de guerra às drogas adotado pelo Estado brasileiro, que tem resultado em obstáculos aos esforços por uma justiça climática para todos.
Edição especial da Revista PLATÔ
O Intersecção é um projeto socioambiental da Iniciativa Negra com a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) e a Coalizão Internacional de Reforma da Política de Drogas que se propõe a discutir as conexões entre a atual política de drogas no Brasil, a justiça climática e seus principais desdobramentos com o uso da terra.
No âmbito do Intersecção, a Revista PLATÔ — publicação técnica criada para qualificar o debate público sobre os diversos aspectos da política de drogas no Brasil e no mundo — reúne 17 artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento, pertencentes a grupos e instituições parceiras do projeto, com o objetivo de qualificar o debate e fortalecer o movimento em defesa da interseccionalidade como estratégia para a resolução de problemas coletivos.
Na revista, as complexidades e sobreposições dos temas abordados pelo projeto são exploradas em textos que discutem os seguintes itens: impactos da proibição das cadeias produtivas de drogas à base de plantas; megaprojetos de exploração e uso da terra que afetam comunidades tradicionais e ribeirinhas; saúde e redução de danos no contexto antiproibicionista; a guerra às drogas e suas ameaças aos territórios e à população negra; o controle de fronteiras e suas consequências para as rotas de violência e desmatamento; a guerra química no campo, entre outros pontos sensíveis da discussão.
Nos próximos meses, haverá eventos e encontros em Brasília, Belém, Salvador e Rio de Janeiro. É possível acompanhar a agenda de eventos e mais informações do projeto no site e nas redes sociais da Iniciativa Negra.
A versão digital da revista ficará disponível a partir do dia 23 de abril também no site da Iniciativa Negra.
Serviço
Quando: 24 de abril de 2025, das 18h às 23h
Local: Local: Bloco do Beco | Rua Bento Barroso Pereira, 2 – Jardim Ibirapuera, São Paulo – SP
Programação
18h: Abertura musical com DJ Sandro Konvicto e recepção do público
19h15: Intervenção Poética com Akins Kintê e Jenyffer Nascimento
19h30: Mesa: Música e papo sobre Políticas de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática – Mediação: Juliana Borges – Participações: Dandara Rudsan, Débora Silva, Luana Malheiro, Nathália Oliveira e Anabela Gonçalves
20h30: Perguntas do público
21h1: Encerramento da mesa
21h20: Intervenção Poética – Akins Kintê e Jenyffer Nascimento
21h35: Apresentação musical com Maracatu Baque Atitude
22h15: DJ Sandro Konvicto
23h: Encerramento