PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Feriado Nacional da Consciência Negra é aprovado na CCJ

7 de outubro de 2017

Caso seja aprovado pelo Plenário da Câmara, dia 20 de novembro passa a ser feriado em todo o país; a data é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares

Texto
/ Solon Neto

Imagem / Divulgação

No dia 05/10, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que pretende tornar 20 de Novembro um feriado nacional. O projeto agora segue para análise do Plenário da Câmara.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O PL 296/15 é de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA). O texto do projeto diz que “A resistência da população negra face à subalternização, que lhe é imposta desde a época da escravidão, deve guardar um simbolismo que represente a atuação desse segmento de maneira ativa no processo de libertação e luta pelos seus direitos violados”.

valmir assuncao
Deputado Valmir Assunção (PT-BA) é um dos poucos deputados negros da Câmara

O parecer positivo foi dado pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apontando a alteração da Lei 662/49, que dita sobre feriados nacionais.

O texto original do PL ainda afirma que: “Designar o 20 de novembro como feriado nacional significa, nesses termos, fazer integrar o plano simbólico do Brasil a herança histórica de tradição e resistência de metade de sua população, que ainda se vê apartada em todos os aspectos da vida social”.

O dia 20 de novembro como “Dia da Consciência Negra” foi criado em 2003 e tornou-se lei em 2011 através da Lei 12.519. A data já é feriado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano