PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fifa autoriza árbitros a encerrarem partidas de futebol em caso de racismo

Medida permitida pelo novo código disciplinar da Federação Internacional de Futebol deve ser a última decisão do árbitro diante de incidentes racistas

15 de agosto de 2019

O novo código disciplinar da Fifa (Federação Internacional de Futebol) autoriza o árbitro a encerrar uma partida em casos de discriminação racial e atribuir a derrota ao time responsável. A medida vigente desde julho tem como objetivo combater o racismo.

A decisão deve ser a última ação tomada pelo árbitro diante de atos racistas. Antes disso, o novo código da Fifa determina que o profissional solicite um anúncio público pedindo que o comportamento seja encerrado.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Caso não resolva, ele está autorizado a suspender a partida temporariamente até que os atos terminem. Se o problema ainda persistir, a decisão de encerrar o jogo e conceder a derrota ao time responsável pelo incidente racista pode ser colocada em prática.

De acordo com a Fifa, a definição e o conteúdo da visão antirracista da federação estão completamente alinhados com os mais altos padrões internacionais. Incluindo o julgamento de qualquer discriminação por motivo de raça, cor da pele, origem étnica, nacional ou social, gênero, deficiência, orientação sexual, religião, opinião política ou qualquer outra condição ou outra razão.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano