PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Homem tenta incendiar pessoas em situação de rua no Rio; Direitos Humanos repudia ataque

Agressor ainda não foi identificado pela polícia; vítimas escaparam e o Ministério dos Direitos Humanos repudiou o ato e o classificou como "bárbaro"
Trecho de filmagens de um homem não identificado que tentou atear fogo em pessoas em situação de rua em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Após repercussão, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou nota repudiando o ocorrido.

Trecho de filmagens de um homem não identificado que tentou atear fogo em pessoas em situação de rua em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Após repercussão, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou nota repudiando o ocorrido.

— Reprodução

18 de outubro de 2024

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania repudiou um ataque a pessoas em situação de rua, ocorrido em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Um homem, ainda não identificado, tentou atear fogo em duas pessoas e em seus pertences. 

Câmeras de segurança capturaram o momento em que o agressor jogou um líquido nas vítimas, que estavam deitadas em colchões na calçada, e tentou incendiar seus pertences usando um pedaço de madeira em chamas. O crime ocorreu no dia 12 de outubro, mas as imagens foram divulgadas somente na quinta-feira (17).

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

As vítimas, incluindo um cachorro, conseguiram correr antes que o suspeito conseguisse causar mais danos. Após a ação, o homem fugiu. A Polícia Civil informou que irá analisar as imagens e conduzir investigações para identificar o autor do crime.

O Ministério dos Direitos Humanos classificou o ato como “bárbaro” e destacou a necessidade de enfrentar a disseminação do ódio contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

A pasta também reforçou a importância do Disque 100, um serviço gratuito e disponível 24 horas, que pode ser acionado por qualquer cidadão para denunciar crimes de ódio e violações de direitos. O serviço também recebe denúncias via WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.

O comunicado do ministério apontou que “quaisquer violações de direitos a pessoas em situação de rua não se alinham ao estado democrático” e pediu o envolvimento da sociedade na luta contra o ódio e a intolerância. O ministério ainda citou o projeto Plano Ruas Visíveis que, desde dezembro de 2023, visa a efetivação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

“Por meio do Plano Ruas Visíveis, que passou a ser executado na cidade do RJ desde abril deste ano, o governo federal une esforços com a Prefeitura local a fim de garantir cidadania em frentes como Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados”, concluiu a nota.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano