Os Afroboxes são kits que reúnem produtos e serviços do afroempreendedorismo local, vendidos online e entregues para todo o Brasil
Texto: Flávia Ribeiro | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação
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Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro na Região Metropolitana de Belém (PA), no contexto da pandemia da Covid-19, o projeto Festival Exú lançou a campanha “Mercado Preto é Saúde”. A ação consiste na venda online de afroboxes, kits que reúnem produtos e serviços de artigos de moda, literatura, autocuidado, artes gráficas, cheiros e sabores.
“Além do racismo, os empreendedores negros no mercado paraense são impactados também pela pandemia, que afeta economicamente diversos setores. A ação foi pensada como uma estratégia para aquecer essa economia e, assim, proteger a saúde dessa população para que não precise se expor a riscos e se mantenha em casa”, explica Weverton Ruan Rodrigues, da coordenação do Festival Exú.
Os AfroBoxes reúnem diversas marcas do afroempreendedorismo local. As mercadorias vêm embaladas em paneiros, produzidos de forma artesanal, com matéria-prima da região e que podem ser reutilizados. A campanha contará com uma segunda fase, que será lançada em agosto e incluirá culinária, serviços e produtos para crianças.Os kits são vendidos para todo o Brasil e para comprar é necessário acessar a loja virtual do Festival Exú, escolher um box montado ou montar o seu. As entregas locais (Belém e Ananindeua) são realizadas aos sábados com uma taxa fixa no valor de R$ 10. Para outras regiões, são feitas via Correios com o frete calculado conforme a localização de destino.
O valor de cada produto é repassado integralmente aos empreendimentos que fazem parte da campanha, sem qualquer cobrança de taxas, contribuindo para a geração de renda, escoamento da produção e divulgação de empreendimentos negros da região amazônica.
A iniciativa é patrocinada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) através do edital 004/2018 para Projetos de relevância Social e tem apoio da Fundação Tilde Setúbal através do fundo emergencial para Covid-19 “Enfrente”.
Empreendedorismo
O Festival Exú é um projeto que existe desde maio de 2019 com o objetivo de fortalecer o afroempreendedorismo em Belém. “Primeiramente mapeando para saber onde essas pessoas estão, quais produtos e serviços oferecem e quais os seus principais desafios e potenciais”, explica Rayo Machado, da coordenação do Festival Exú.
Paralelamente ao mapeamento, o projeto desenvolve diversas ações de capacitação como oficinas, vivências e workshops. Neste ano, seria realizada a I Feira do Afroempreendedorismo de Belém. “Tivemos não apenas de cancelar a feira, como buscar soluções diante do quadro crítico que se apresentou. Foi quando surgiu a ideia da campanha”, revela Machado.
A campanha vai até outubro e para comprar acesse a loja do Festival Exú.