Pesquisar
Close this search box.

Instituto oferece curso gratuito de letramento racial

A formação com transmissão via YouTube irá abordar tópicos essenciais para entender o que é o racismo e como todas as pessoas podem participar da luta antirracista
Imagem mostra parte do rosto de diferentes pessoas negras.

Foto: RyanJLane/Getty Images

7 de julho de 2024

O Instituto DACOR realiza no dia 10 de julho, das 19h30 às 21h30, com transmissão via YouTube, o curso de letramento racial “Racismo e Luta Antirracista”. A formação, gratuita e com certificado, irá abordar tópicos essenciais para entender o que é o racismo e como todas as pessoas podem participar da luta antirracista.

O racismo, com suas profundas raízes históricas, continua a marcar as vidas e corpos negros, gerando desigualdades em diversas áreas, como na educação, no mercado de trabalho e no acesso a serviços essenciais.

Compreender de onde surgem essas desigualdades, desde seus termos até seus efeitos práticos na vida das pessoas pretas e pardas é essencial para mover o princípio de mudanças engendrados pela conscientização e educação antirracista, buscando a definitiva distribuição de justas oportunidades e direitos. 

Alguns tópicos que serão abordados no curso: 

  • Por que estou aqui para falar de racismo com você?
  • Mito da Democracia Racial.
  • O que é raça/racismo?
  • Como você pode ajudar na luta antirracista? 

A responsável pela formação é a jornalista Kelly Quirino, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília e consultora especializada em gênero e raça. Com 20 anos de experiência em pesquisas sobre relações étnico-raciais, Kelly foi selecionada, em 2019, para o Columbia Women’s Leadership Network, um programa de liderança na Columbia University focado na mentoria de mulheres para ocuparem cargos de gestão.

Em 2020, foi reconhecida como uma das 115 mulheres de referência na luta antirracista no Brasil. Além de atuar como consultora na United Way Brasil, onde também foi avaliadora técnica em um edital de projetos sociais com recorte racial. Kelly é professora na Universidade Católica de Brasília e na Universidade de Brasília. Atualmente, trabalha no Banco do Brasil, continuando sua dedicação à promoção da equidade e da justiça social.

Criado em 2020 e oficializado em 2021, o Instituto DACOR é uma organização não governamental que nasceu da vontade de ser um propulsor de ações para combater o racismo no país por meio do uso de dados e evidências. Sua atuação se concretiza em uma série de projetos, como assessorias, formações, mapeamento de dados e iniciativas de disseminação de conhecimento para fomentar políticas públicas e privadas para a equidade racial.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano