PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Internacional vai jogar com portões fechados após ato racista contra Sport

Uma banana foi arremessada durante a partida do Campeonato Brasileiro Feminino na segunda-feira(31)
Imagem mostra árbitra com banana que foi atirada no banco do Sport durante a partida contra o Internacional.

Imagem mostra árbitra com banana que foi atirada no banco do Sport durante a partida contra o Internacional.

— Reprodução/Tv Brasil

2 de abril de 2025

Na terça-feira (1), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o time feminino do Internacional jogará com os portões fechados nos próximos três jogos. A decisão ocorreu após jogadoras e a comissão técnica do Sport Club serem alvo de racismo. O caso ocorreu durante a disputa contra o Internacional, pela terceira rodada da Série A-1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, em Porto Alegre.

A decisão do presidente da entidade, Luis Otávio Veríssimo Teixeira, acatou o pedido feito pela Procuradoria-Geral, após uma banana ter sido arremessada em direção ao banco de reservas do Sport durante a partida na tarde de segunda-feira (31).. O ato aconteceu logo após a equipe pernambucana empatar o jogo em 2 a 2, no Sesc Campestre, na zona leste de Porto Alegre.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A denúncia foi feita imediatamente, com um boletim de ocorrência (BO) registrado pelo Sport na Polícia Civil. Nas redes sociais, o clube demonstrou apoio às vítimas e cobrou punição dos responsáveis. 

A equipe do Internacional informou na terça-feira (1) que identificou uma jogadora da categoria Sub-20 feminina como responsável pelo ato racista. Apesar da informação, o clube manteve o anonimato do atleta e comunicou que seu contrato foi rescindido. Em nota oficial, o time declarou repúdio “veemente a qualquer ato discriminatório” e se solidarizou com a equipe do Sport, além de  contribuir com a apuração rigorosa do caso. 

O time aguarda as investigações do caso, que são conduzidas pela Delegacia de Intolerância de Porto Alegre. As imagens que registram o momento exato do arremesso de um pedaço de banana em campo foram captadas ao vivo pela TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que transmite o Brasileirão Feminino.

As imagens captadas mostram Andressa Hartmann, a quarta árbitra do jogo recolhendo a banana lançada no banco de reservas do Sport. O ato foi registrado no relatório da partida pela árbitra.

Posicionamento da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou na noite de segunda-feira (31) por meio de uma nota, informando que enviou a documentação à Procuradoria Geral do STJD pedindo a punição do clube gaúcho.

O presidente da CBF também afirmou que vai cobrar uma apuração rigorosa do caso, reforçando que “não existe mais espaço para racistas no futebol”.

Com informações da Agência Brasil.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano