Na terça-feira (1), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o time feminino do Internacional jogará com os portões fechados nos próximos três jogos. A decisão ocorreu após jogadoras e a comissão técnica do Sport Club serem alvo de racismo. O caso ocorreu durante a disputa contra o Internacional, pela terceira rodada da Série A-1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, em Porto Alegre.
A decisão do presidente da entidade, Luis Otávio Veríssimo Teixeira, acatou o pedido feito pela Procuradoria-Geral, após uma banana ter sido arremessada em direção ao banco de reservas do Sport durante a partida na tarde de segunda-feira (31).. O ato aconteceu logo após a equipe pernambucana empatar o jogo em 2 a 2, no Sesc Campestre, na zona leste de Porto Alegre.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A denúncia foi feita imediatamente, com um boletim de ocorrência (BO) registrado pelo Sport na Polícia Civil. Nas redes sociais, o clube demonstrou apoio às vítimas e cobrou punição dos responsáveis.
O Sport Club do Recife vem a público repudiar, veementemente, a atitude covarde e racista de um torcedor do Sport Club Internacional, que arremessou uma banana em direção ao banco de reservas rubro-negro durante a partida do Campeonato Brasileiro Feminino, nesta segunda-feira… pic.twitter.com/sVqPnxf0ab
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 31, 2025
A equipe do Internacional informou na terça-feira (1) que identificou uma jogadora da categoria Sub-20 feminina como responsável pelo ato racista. Apesar da informação, o clube manteve o anonimato do atleta e comunicou que seu contrato foi rescindido. Em nota oficial, o time declarou repúdio “veemente a qualquer ato discriminatório” e se solidarizou com a equipe do Sport, além de contribuir com a apuração rigorosa do caso.
O time aguarda as investigações do caso, que são conduzidas pela Delegacia de Intolerância de Porto Alegre. As imagens que registram o momento exato do arremesso de um pedaço de banana em campo foram captadas ao vivo pela TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que transmite o Brasileirão Feminino.
As imagens captadas mostram Andressa Hartmann, a quarta árbitra do jogo recolhendo a banana lançada no banco de reservas do Sport. O ato foi registrado no relatório da partida pela árbitra.
Posicionamento da CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou na noite de segunda-feira (31) por meio de uma nota, informando que enviou a documentação à Procuradoria Geral do STJD pedindo a punição do clube gaúcho.
O presidente da CBF também afirmou que vai cobrar uma apuração rigorosa do caso, reforçando que “não existe mais espaço para racistas no futebol”.
Com informações da Agência Brasil.