PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos de 2028 terão pela 1ª vez 16 equipes femininas de futebol, número superior ao de masculinas

Programa criado pelo comitê são voltados a inclusão e igualdade de gênero para próximas Olimpíadas
A atacante brasileira Adriana comemora após marcar o terceiro gol de seu time, na semifinal de futebol feminino entre Brasil e Espanha, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Marselha, 6 de agosto de 2024.

A atacante brasileira Adriana comemora após marcar o terceiro gol de seu time, na semifinal de futebol feminino entre Brasil e Espanha, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Marselha, 6 de agosto de 2024.

— Sylvian Thomas/AFP

10 de abril de 2025

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou o programa de atletas e o número de eventos para os Jogos Olímpicos de 2028, com novidades anunciadas durante uma reunião do conselho executivo da entidade realizada nesta quarta-feira (9). A entidade reforçou a equidade de gênero como uma das prioridades do comitê, princípio que norteou a definição do total de vagas para atletas e a distribuição do número de provas em cada modalidade.

Pela primeira vez na história dos Jogos, o futebol feminino contará com 16 equipes, número superior ao do masculino, que teve a quantidade reduzida de 16 para 12 seleções.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O programa olímpico de 2028 contará com cinco novas modalidades, que já haviam sido confirmadas antes pelo comitê: críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash. 

Entre as mudanças, está a inclusão de novas provas em diversas modalidades. Na natação, por exemplo, serão adicionadas disputas de 50 metros em todos os estilos, como livre, costas, peito e borboleta. Em Paris, nas Olimpíadas de 2024, o programa previa somente os 50 metros  livre.

As provas mistas também foram ampliadas para outras categorias como atletismo, arco e flecha, golfe, ginástica, remo, corrida de velocidade na praia e tênis de mesa, onde homens e mulheres competem juntos na mesma equipe.

Outra novidade é que no polo aquático, o número de equipes femininas aumentará de dez para 12,  mesma quantidade  do masculino.

No basquete 3×3, incluído nos jogos de Tóquio em 2020, haverá uma ampliação de equipes que subirá de oito para a inclusão de 12  por gênero. Já o boxe feminino ganhará uma nova categoria de peso, acima de 80 kg.

Com as mudanças apresentadas, a previsão é de que 10.500 atletas participem das Olimpíadas, sendo 5.333 mulheres e 5.167 homens. No total, serão 351 eventos programados, 22 a mais que em Paris 2024, com 329. Desses, 161 serão dedicados ao gênero feminino, 165 ao masculino e 25 serão disputados em formato misto.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano