PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jovem que salvou família de enchente em Nova Iguaçu recebe honraria na Alerj

Marcos Vinicius Vasconcelos, conhecido como "Herói da Baixada", recebeu a Medalha Tiradentes em cerimônia no Rio de Janeiro
Marcos Vinicius, o 'Herói da Baixada', recebe honraria por salvar família de enchente em Nova Iguaçu. Jovem foi homenageado durante cerimônia na Alerj, na quarta-feira (10).

Foto: Octacílio Barbosa

12 de abril de 2024

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu a Medalha Tiradentes e uma Moção de Aplausos e Louvor a Marcos Vinicius Vasconcelos, conhecido como o “Herói da Baixada”. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense, e foi presidida pelo deputado Felipinho Ravis (SDD).

Marcos Vinicius ficou famoso por sua atitude corajosa ao resgatar uma mãe e duas bebês de um carro arrastado pelas fortes chuvas que atingiram o estado em fevereiro, em Nova Iguaçu. O ato de heroísmo ganhou destaque nas redes sociais após um vídeo do resgate, capturado por uma colega de trabalho de Marcos, viralizar na internet.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Durante a cerimônia de homenagem, o deputado Ravis enalteceu a bravura de Marcos e o motorista do ônibus que prestou apoio durante o incidente. “O Marcos teve uma atitude muito nobre, importante e heroica. Na Baixada, sofremos com as enchentes e há diversos heróis anônimos que ajudam as pessoas”, destacou o parlamentar, segundo nota da Alerj.

Ao receber a homenagem, Marcos Vinicius expressou gratidão diante do título de “Herói da Baixada Fluminense”. Ele compartilhou sua experiência após o resgate, mencionando os danos causados pela inundação em sua própria casa e nas residências de seus parentes. “Só agradeço por este acontecimento. Graças a Deus está tudo dando certo e minha vida vem melhorando. Tenho planos de estudar para ser Bombeiro”, disse, durante a cerimônia.

O vídeo do resgate, capturado por uma colega de trabalho de Marcos, rapidamente se tornou viral nas redes sociais. “Na hora, a ficha não tinha caído. Eu fiquei só vendo a criança chorar e a mãe me agradecer. Eu não imaginava o que podia acontecer. Depois que cheguei à minha casa que vi que estava tudo alagado e pensei que poderia ter acontecido coisa pior comigo e com as crianças. Mas graças a Deus tudo deu certo”, relatou o homenageado.

A deputada Elika Takimoto (PT) ressaltou a relevância do resgate como um exemplo de coragem e heroísmo diante das mudanças climáticas. 
“O Japão é um local que tem muitas variações de condições climáticas, a população está muito preparada para esses acontecimentos, que não é o nosso caso. A imagem circulou não só o Brasil, mas sim o mundo, e é um exemplo de coragem e heroísmo”, destacou Takimoto.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano