Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação da cultura nacional

Um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros, o ritmo musical existe há pelo menos sete décadas
Imagem mostra um sanfoneiro tocando em meio a uma festa, junto a outros sanfoneiros e muitos foliões.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

8 de novembro de 2023

Gênero musical que é símbolo do Nordeste, o forró foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional. O projeto de lei 5.838/2019, que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (7), consagrando um marco histórico para a música nordestina.

Segundo a lei sancionada, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido da mistura de ritmos tradicionais da região Nordeste, como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, o ritmo existe há cerca de sete décadas. 

Também vale destacar que foi a partir do sucesso do compositor pernambucano Luiz Gonzaga, na década de 1940, que o gênero ganhou popularidade. Foi nesse período que Gonzaga compôs “Asa Branca” em parceria com Humberto Teixeira. A canção icônica já foi chamada de “hino do Nordeste”.

O projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Zé Neto (PT-BA), recebeu o apoio e a relatoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A cerimînia da assinatura do projeto contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia reconhecido as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil, sublinhando sua importância na preservação da rica herança cultural nordestina.

Para o deputado Zé Neto, a mistura única de ritmos, histórias e melodias fez com que o Forró conquistasse os corações no Brasil e pelo mundo afora. Em publicação nas   redes sociais, o parlamentar expressou a sua alegria com a concretização do projeto de lei.

“O forró é uma importante expressão artística e cultural nordestina, que desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira joia da nossa cultura brasileira, com importante viés social e econômico, em que pese a importância dos eventos relacionados ao forró nas suas muitas atividades profissionais, que são abastecidas e valorizadas através da geração de emprego e renda. Viva o forró!”, celebrou.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano