PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Mandela Pod’ discute papel da educação antirracista nas universidades

O podcast visa sensibilizar estudantes e professores, incentivando uma mudança de mentalidade em relação à raça e à educação
Imagem mostra três pessoas negras sorrindo no podcast Mandela Pod

Foto: Divulgação/Mandela Pod

28 de dezembro de 2024

A educação antirracista tem ganhado cada vez mais força nas discussões sobre inclusão e equidade racial, especialmente dentro da comunidade acadêmica. Esse modelo educacional não apenas reconhece as desigualdades raciais que moldam a sociedade, mas também busca ativamente combatê-las por meio de práticas pedagógicas que promovem o respeito às diferenças e a valorização da diversidade.

É nesse sentido que surge o Mandela Pod, podcast que tem como foco promover debates e reflexões sobre as dinâmicas raciais no espaço acadêmico.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com 13 episódios voltados para temas como cultura afro-brasileira, empreendedorismo negro, branquitude, samba e educação, intolerância religiosa, escritores negros e educação antirracista, o projeto visa sensibilizar estudantes e professores, incentivando uma mudança de mentalidade em relação à raça e à educação.

A idealizadora do Mandela Pod, Luiza Mandela, destaca que o Brasil precisa avançar para que as leis a respeito da educação antirracista sejam integralmente implementadas, como a 10.639, que obriga o ensino da Cultura Afro-Brasileira nas escolas, mas é pouco aplicada.

“A educação antirracista é de suma importância para a construção de uma sociedade mais justa, a partir do momento em que a educação insere, de fato, a cultura afro brasileira , africana e indígena em seus currículos. Além de promover a justiça curricular, como nos diz Nilma Gomes, promovendo o respeito a diversidade étnico racial em nosso país, que é majoritariamente negro e fundado pela população indígena. No entanto,  ainda precisa avançar para que de fato as leis sejam implementadas em sua integralidade”, disse.

Espera-se que iniciativas como o Mandela Pod tenham um impacto transformador na comunidade acadêmica. Ao trazer à tona discussões que frequentemente são relegadas ao segundo plano, o projeto oferece uma plataforma para que estudantes e professores possam refletir sobre suas próprias atitudes e repensar o papel da universidade como um espaço de promoção de justiça social.

Todos os episódios do Mandela Pod ficam disponíveis às quintas-feiras no Spotify, e no YouTube (em formato de videocast). Esta temporada é fruto de uma parceria entre a idealizadora Luiza Mandela e o Serviço Social do Grupo Gestor de Serviços Sociais da Unicamp (GGBS).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano