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Metrô de Teresina adota tarifa zero e recebe investimentos para modernização

Medida beneficia cerca de cinco mil usuários diários; governo investe em novos VLTs, estações e infraestrutura para aumentar capacidade e reduzir tempo de viagem
Imagem de uma estação de metrô em Teresina, capital do Piauí. A cidade implementou nesta terça-feira (7) a tarifa zero no transporte. Até então, o valor cobrado era de R$ 1.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

7 de janeiro de 2025

Nesta terça-feira (7), o Metrô de Teresina passou a operar com tarifa zero, uma medida aguardada pela população e confirmada pelo presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins. 

O benefício, aprovado na Lei Orçamentária do ano passado, atende cerca de cinco mil usuários diários que utilizam o transporte público para se deslocar entre a região do Grande Dirceu (Estação Dirceu II), na Zona Sudeste, e o Centro (Estação Alberto Silva).

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Com dez estações distribuídas ao longo de 13,5 km, o metrô funciona das 7h às 19h, oferecendo uma alternativa de mobilidade urbana. Para marcar o início da nova fase, o governo estadual inaugurou na segunda-feira (6) a nova sede da CFLP, localizada na Estação Ferroviária de Teresina, na Avenida Miguel Rosa.

Durante a cerimônia, foram assinados dois contratos para a modernização do sistema ferroviário: um de R$ 97,1 milhões para a aquisição de três Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e outro de R$ 237,9 milhões para melhorias na infraestrutura, como a duplicação da via-férrea e a construção de uma nova ponte sobre o rio Poti.

Expansão e modernização

Os investimentos, que somam mais de R$ 600 milhões com o apoio do governo federal, incluem a construção de três novas estações nos bairros Mafuá, Piçarra e São João, a modernização de cinco estações existentes, e a implantação de sistemas modernos de sinalização, telecomunicações e um Centro de Controle Operacional.

“Nosso objetivo é expandir futuramente o metrô para as zonas norte e sul e resgatar o transporte ferroviário entre Timon e Codó, passando por Altos e Teresina”, destacou o governador Rafael Fonteles (PT-PI) em comunicado público. As obras, segundo o Governo do Piauí, devem ser concluídas em até 24 meses.


Wilson Martins, presidente da CFLP, reforçou a importância das obras para a evolução do transporte ferroviário no estado. “A ideia é que, ao final das duas etapas das obras, o metrô de Teresina transporte até 50 mil passageiros por dia, com VLTs passando a cada 15 minutos. Isso reduzirá o tempo de viagem de 35 para cerca de 22 minutos entre o terminal do Itararé e a Praça da Bandeira”, explicou.

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  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

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