Na manhã desta terça-feira (25), o jornalista e diretor palestino Hamdan Ballal, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Documentário, foi solto após ter sido detido e agredido por colonos e militares israelenses. As informações foram divulgadas pelo cineasta e amigo da vítima, Yuval Abraham.
Em nota publicada no X (antigo Twitter), Abraham informou que Hamdan Ballal foi libertado e retornou para a família. O comunicado também denuncia que, durante a prisão, o diretor permaneceu algemado, vendado e foi espancado na delegacia de polícia de Kiryat Arba, assentamento israelense na Cisjordânia.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Depois de ficar algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família”, diz a publicação.
O Exército de Israel emitiu um comunicado à imprensa na última segunda-feira (24), declarando ter detido três palestinos. Os militares israelenses alegam que os detidos teriam atirado pedras contra as forças armadas, informação contestada por testemunhas.
O caso
O episódio foi denunciado na segunda-feira pelo também diretor israelense Yuval Abraham e outros jornalistas palestinos que acompanharam a ação.
No X (antigo Twitter), o cineasta denunciou que Hamdan Ballal foi linchado e agredido por um grupo de colonos israelenses, que lhe causou ferimentos na cabeça e no estômago. Após o ataque, o diretor palestino foi retirado da ambulância e levado por militares de Israel.
“Um grupo de colonos atacou a casa de Hamdan Billal, que dirigiu comigo o filme vencedor do Oscar Nenhum Outro País. Eles o atingiram na cabeça e em todo o corpo. Ferido e sangrando, os soldados entraram na ambulância que ele havia encomendado e o prenderam. Desde então, ele desapareceu e não está claro se ele está recebendo tratamento médico ou o que está acontecendo com ele”, disse Abraham na publicação.
A group of settlers just lynched Hamdan Ballal, co director of our film no other land. They beat him and he has injuries in his head and stomach, bleeding. Soldiers invaded the ambulance he called, and took him. No sign of him since.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
Ballal e Abraham, em conjunto com Basel Adra e Rachel Szor, venceram o Oscar de melhor documentário com a obra “Sem Terra” (No other land), que acompanha a luta dos palestinos contra a ocupação israelense em Masafer Yatta, na Cisordânia. O filme registra a destruição de casas e a expulsão forçada de moradores palestinos para a instalação de uma base militar de Israel.