PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mulheres pretas são as mais engajadas nas empresas, aponta índice nacional

Pesquisa revela que as profissionais mais engajadas com seus trabalhos são as mulheres pretas na média gerência, seguidas pelas executivas pardas
Imagem mostra uma executiva negra segurando um tablet.

Foto: Anna Shvets/Pexels

24 de novembro de 2024

A segunda edição do Engaja S/A, índice nacional de engajamento de funcionários brasileiros, realizado pela Flash em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Grupo Talenses, revela um panorama sobre o engajamento corporativo no Brasil. Entre as descobertas, o estudo mostra que mulheres pretas com cargos de liderança são hoje as mais engajadas do país. 

Segundo o estudo, o engajamento varia conforme a hierarquia corporativa, com mulheres pretas liderando o engajamento na média gerência (87,5%) e mulheres pardas nos cargos executivos (74,2%). No comparativo com mulheres brancas, as diferenças chegam a 36 pontos percentuais e 19 pontos percentuais, respectivamente.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Para Isadora Gabriel, diretora de recursos humanos da Flash, “a pesquisa reforça que diversidade e inclusão é essencial tanto para as pessoas quanto para as organizações, pois além de estimular a inovação com diferentes pontos de vista e experiências, pessoas de grupos diversos também tendem a ser mais engajadas e construir carreiras mais longas nas empresas. Isso se reflete também no faturamento das companhias.”

O que mais engaja os profissionais pretos nas empresas

O modelo de trabalho híbrido desempenha um papel importante no engajamento das trabalhadoras e trabalhadores pretos e pardos. O índice de engajamento entre profissionais pretos que atuam no modelo híbrido é de 63%, já os pardos o índice é de 61%, para os brancos no modelo híbrido o engajamento é de 51%.

O estudo também identificou as práticas corporativas mais valorizadas por esses trabalhadores. Entre profissionais pretos, destacam-se folga de aniversário, celebração de conquistas, team building, bolsas de estudo e programas de mentoria reversa. Já para os profissionais pardos, folga de aniversário, short friday, reprodução assistida, participação nos lucros e previdência privada são os que mais impulsionam o engajamento.

“Enquanto profissionais pretos dão maior importância às iniciativas ligadas a um ambiente de trabalho positivo, profissionais brancos e pardos relatam maior engajamento com programas voltados a remuneração e benefícios”, explica Isadora. 

Apesar de mais engajados, pretos e pardos concentram-se majoritariamente em faixas de renda mais baixas. Pretos estão 22% na faixa salarial de R$ 2 e R$ 4 mil. Enquanto as faixas acima de R$ 7 mil são praticamente inexistentes. Para pardos, As faixas de R$ 2 a R$ 3,9 mil representam 50% deles. Já os brancos têm uma distribuição mais equilibrada, com menor proporção nas faixas salariais mais baixas (13,7% para R$ 2 mil a R$ 4 mil).

O Engaja S/A é um índice nacional de engajamento de funcionários desenvolvido pela Flash em parceria com a FGV-EAESP e o Grupo Talenses. Em sua segunda edição, o estudo contou com a participação de 2.736 trabalhadores brasileiros, representando uma amostra diversa alinhada com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Com perfis variados, os respondentes abrangem diferentes níveis hierárquicos e segmentos econômicos, refletindo tanto a média gerência e alta liderança quanto colaboradores sem cargo de gestão, permitindo uma análise abrangente e representativa do engajamento nas empresas brasileiras.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano