Nigéria e Angola garantiram suas vagas nas quartas de final da Copa Africana de Nações (CAN), na Costa do Marfim, após suas respectivas vitórias sobre Camarões (2-0) e Namíbia (3-0) no último sábado (27).
Em Abidjan, a Nigéria triunfou com uma dobradinha de Ademola Lookman, jogador da Atalanta, que marcou pontos aos 36 e 90 minutos da partida.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Foi uma grande atuação da equipe, lutamos bem desde o primeiro minuto até os 100 minutos”, disse Lookman após o jogo, diante de 22.085 torcedores no estádio Felix Houphouet Boigny, na capital marfinense, segundo a Agence France-Presse.
O técnico da Nigéria, o português José Peseiro, elogiou seus comandados: “Estou muito feliz com os meus rapazes. Acho que o nosso time fez um trabalho muito bom contra uma ótima equipe. Merecemos vencer”.
Já o treinador de Camarões, Rigobert Song, disse que a falta de experiência custou caro à sua seleção. “Tenho uma equipe jovem e jogadores que estão aprendendo neste nível”, admitiu.
Em Bouaké, Angola venceu a Namíbia por 3 a 0, com Gelson Dala marcando dois gols aos 38 e 42 minutos, e Mabululu fechou o placar no segundo tempo (66′). Apesar das expulsões do goleiro angolano Neblù e do zagueiro-central namibiano Lubeni Haukongo, Angola mostrou domínio na partida. Com a vitória, a seleção angolana se classificou para as quartas de final da CAN pela terceira vez em sua história.
Depois de 2008 e 2010, como a seleção da geração que disputou a única Copa do Mundo do país, em 2006 na Alemanha, os “Palancas Negras” disputarão uma vaga inédita nas semifinais da Copa Africana de Nações com a Nigéria.