A Escola Fundação Itaú disponibilizou na internet o curso auto formativo gratuito “Percurso nas artes para professores: inteligência artificial”, ministrado pela cientista da computação Nina da Hora, que também é pesquisadora, ativista e integrante do Conselho de Segurança do TikTok, catuação tecnológica antirracista, explorando as interseções entre arte, IA e racismo.
As aulas trazem subsídios para a atuação de profissionais e interessados nessa área sobre temas como o uso da inteligência artificial (IA) nos campos da arte e da educação, as formas como a ferramenta pode apoiar processos criativos e estratégias de ensino, e questões éticas a serem consideradas na prática do uso das IAs.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Desenvolvido pelo Núcleo de Formação e Fomento e pelo Núcleo de Informação e Difusão Digital do Itaú Cultural, o curso tem carga horária dez horas de aulas, divididas em cinco módulos: História e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), Ética na IA, Fundamentos da IA na educação, IA no ensino das artes e Desafios e oportunidades da IA na educação em artes. Ao final, os participantes recebem um certificado, de acordo com o regulamento da Escola.
Passo a passo
O primeiro módulo, História e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), faz uma análise do desenvolvimento histórico e conceitual da IA, sistemas computacionais capazes de executar tarefas que requerem inteligência humana. Na sequência, em Ética na IA, são debatidas questões éticas emergentes no uso dessa ferramenta, como privacidade, viés algorítmico e a importância da transparência e da responsabilidade no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias de inteligência artificial.
Fundamentos da IA na educação é o terceiro módulo do curso, que mergulha nos conceitos básicos de algoritmos, a partir do entendimento de como a IA pode ser utilizada na personalização do aprendizado, incluindo e estimulando a criatividade dos alunos. Já em IA no ensino das artes, o foco são as ferramentas e métodos que facilitam a aprendizagem criativa e a expressão artística através da tecnologia.
Por fim, Desafios e oportunidades da IA na educação em artes analisa os desafios éticos, culturais e técnicos na integração da inteligência artificial à educação artística. Nele, são discutidas as oportunidades no ensino e na prática das artes, considerando as implicações da tecnologia na diversidade cultural e na expressão criativa.
Para participar do curso, acesse o site aqui.