Pesquisar
Close this search box.

Novo projeto oferece apoio jurídico e psicológico a mães solo em SP

Grande parte dos domicílios brasileiros são chefiados por mães solo; iniciativa visa ser uma rede na qual essas mulheres possam contar
Imagem mostra uma criança negra abraçando uma mulher negra.

Foto: Reprodução

31 de maio de 2024

O Instituto Maisha lança neste sábado (1) o projeto “Pães Mulheres Protagonistas”, que tem como objetivo oferecer apoio integral a mães solo de São Paulo.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2023, baseada em dados da Pnad Contínua, mostrou que o número de domicílios brasileiros chefiados por mães solo cresceu 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões para 11,3 milhões.

A presidente do instituto, Camila Vicente, conta que a criação do programa nasceu da consciência sobre a invisibilidade dessas mulheres.

“Desde jovem me questionava por que as mulheres que eram os sustentáculos de suas casas em diversos aspectos pós-abolição, inclusive financeiramente e emocionalmente, hoje se veem neste lugar de invisibilidade (…) Após muitas inquietações, conversas e leituras, muitos destes questionamentos se simplificaram em três aspectos centrais: a distorção da história, jogo de poder e interesses e falta de conhecimento”, afirma à Alma Preta.

As ações do instituto se baseiam em quatro pilares: assessoria jurídica na área da família, resgate sociocultural da história da mulher e do feminismo na sociedade, atendimento psicológico para mães e crianças e capacitação técnica e reintegração no mercado de trabalho.

“Queremos partilhar o que temos, o que sabemos e mais do que isso ser apoio para quem está tentando se refazer e ‘fazer’ um outro ser humano ao mesmo tempo com o que tem nas mãos. Ao impactar a vida delas, certamente a vida dos filhos e filhas serão impactadas, com uma geração empoderada. Em breve esse ciclo de discriminação e marginalização pode acabar, porque se formos juntas iremos mais longe”, pontua a presidente do instituto.

O lançado do projeto será na Galeria Olido, na região central de São Paulo, e vai contar com uma roda de conversa e um pocket show. Para mais informações, acesse aqui.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano