PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Papel da filantropia no Brasil é tema do 13º Congresso do GIFE, em Fortaleza 

Realizado na capital cearense, encontro do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) tem como proposta direta descentralizar o poder, conhecimento e riqueza
A escritora Bianca Santana fala durante mesa do 13º Congresso do GIFE, Fortaleza, 7 de maio de 2025

A escritora Bianca Santana fala durante mesa do 13º Congresso do GIFE, Fortaleza, 7 de maio de 2025

— Victor Oliveira

7 de maio de 2025

A partir desta quarta-feira (7), acontece o 13º Congresso do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. O encontro tem atividades marcadas até a sexta-feira (9). Pela primeira vez, na cidade de Fortaleza, o encontro tem como objetivo refletir sobre os desafios da filantropia, principalmente em relação à desigualdade racial e a primeira infância.

Com sessões diversas e experiências propositivas de trocas entre organizações, o GIFE pretende trazer um novo olhar para o investimento social privado no Brasil, discutindo tecnologia, a história do país e as estratégias que as organizações filantrópicas adotaram nos últimos períodos. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A partir dessas provocações, a segunda mesa geral do dia trouxe um diálogo fundamental para a encontrar respostas. Diante disso, jornalistas da Alma Preta estiveram presentes na Plenária A: “Conjuntura Internacional e Contexto Brasil: Afinal, que país queremos”. 

No encontro, participou a escritora e jornalista Bianca Santana, que pontuou de forma assertiva o cenário dos últimos anos no Brasil: “Temos mais pessoas negras nas universidades, nas empresas, mas essas conquistas vieram a duras penas pela luta dos movimentos sociais, a maior parte sem ajuda da filantropia.”

Em complemento, a jornalista ressaltou que é fundamental co-criar entre filantropia e organizações. “Precisamos de coragem e risco, assim como o mercado financeiro e as empresas. É urgente confiar e investir por anos nas organizações brasileiras. A filantropia não pode repensar a estratégia o tempo inteiro.” 

Além da jornalista, participaram da mesa Átila Roque (Diretor da Fundação da Ford no Brasil), Marcelo Furtado (Head de Sustentabilidade da Itaúsa), Ricardo Henriques (Superintendente Executivo do Instituto Unibanco) e Jade Romero (Vice-governadora do estado do Ceará pelo MDB). 

As inscrições no congresso do GIFE já estão esgotadas. Para mais informações do evento, acompanhe pelo site oficial do evento.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Victor Oliveira

    Jornalista formado pela Unesp e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atualmente é Gerente de Projetos da Alma Preta Jornalismo.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano