O Pará reduziu em 1,009 km² os alertas de desmatamento entre agosto e dezembro de 2023, uma queda de 53% em comparação ao período anterior. Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A cifra representa a maior redução de desmatamento em toda a Amazônia Legal no período mencionado. A diminuição nos alertas de desflorestação no estado do Pará corresponde a 35,3% do total da região.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A maior redução em área ocorreu no município de Altamira, com 5,69 km² de queda em relação a dezembro de 2022. Em seguida, Medicilândia e Portel, com 5,40 e 5,28 km², respectivamente.
O Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) é utilizado pelo Inpe para gerar taxas anuais de desmatamento dentro de um período que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte.
Nos cinco meses iniciais do ano Prodes 2024, o Pará apresentou 890 km² de áreas recobertas por alertas de desmatamento. Esse período vai de 1º agosto de 2023 a 31 de julho de 2024.
Isso significa uma redução de 1,009 km² comparado aos 1.899 km² de alertas registrados nos cinco primeiros meses do ano Prodes 2023, entre agosto a dezembro de 2022.
Ademais, em 2023, o Pará alcançou uma queda no desmatamento ilegal não apenas nos registros do Prodes, mas também em relação aos índices do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), outro sistema utilizado pelo instituto.
No índice acumulado de janeiro a dezembro de 2023 (ano civil), o Pará diminuiu em 46% o desmatamento. Neste período, o estado apresentou 1.905 km² de área recoberta por alertas de desmatamento, uma redução de 1.604 km² em relação ao mesmo período do ano de 2022, quando a área foi de 3.509 km².
Segundo informações do governo do Estado, a manutenção na redução do desmatamento no Pará é fruto da integração entre ações de combate direto aos crimes ambientais e políticas como regularização ambiental rural, fomento aos produtores rurais, rastreabilidade da cadeia produtiva, e de desenvolvimento da bioeconomia no estado.